Alunos em Santa Catarina desenvolvem pesquisa social sobre a pandemia, a escola e a família

Santa Catarina

28.07.2021

Estudantes do 3º ano do Ensino Médio Inovador da EEB Nossa Senhora da Salete, em Maravilha, desenvolveram uma pesquisa social que coletou dados sobre a percepção dos alunos em relação à pandemia e ao ensino presencial na escola.

O trabalho foi desenvolvido com apoio de seis professores da escola, buscando permitir aos alunos serem protagonistas da pesquisa, como afirmou a professora coordenadora do projeto, Elisandra Picinin.

Ela explica que o projeto começou no início do ano letivo com os alunos dos três turnos elaborando 15 perguntas sobre o tema proposto, com alternativas de múltipla escolha que foram encaminhadas aos professores da equipe. Após a seleção das questões mais pertinentes, a turma elaborou um questionário no Google Formulário.

Em seguida, a pesquisa foi aplicada pelos jovens de turma em turma, utilizando tablets da própria escola. As perguntas foram respondidas por 695 alunos desde o 5º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, que estão na modalidade Tempo Casa/Tempo Escola (sistema híbrido).

Após a etapa de coleta dos dados, os alunos criaram os gráficos na ferramenta de planilhas do Google, com a orientação da professora de informática. “Todos esses resultados foram expostos em cartazes na escola e os alunos ainda fizeram uma apresentação para os professores do EMI. Para completar, os alunos criaram sites na Plataforma Google para a divulgação da pesquisa”, destaca Elisandra.

Como forma de encerramento do projeto, a professora de Língua Portuguesa vai trabalhar ainda com a produção de uma redação dissertativa, para que cada aluno possa refletir sobre os dados da pesquisa.

Conheça algumas perguntas do questionário

Veja dois exemplos das perguntas elaboradas e respondidas pelos alunos da escola:

O que você sentiu ao saber que iria voltar para a escola com as aulas no sistema híbrido? As principais respostas foram: Mistura de felicidade (31,9% dos alunos), Ansiedade (26,5%) e Preocupação (21,3%).

Você está motivado voltando à escola? 84% dos alunos responderam que sim e 16% dos alunos disseram que não.

A série #EnsinoEmSC tem como objetivo apresentar iniciativas de professores e gestores nas escolas da rede estadual de Santa Catarina. As ações serão apresentadas nas mídias sociais pela página @educacaosc e semanalmente no site da Secretaria de Estado da Educação. Estimule as iniciativas na sua escola e participe publicando as ações nas mídias sociais com a hashtag #EnsinoEmSC!