Alunos fazem passeata de combate ao vírus zika no Vergel

‪#‎EscolasemZika‬

26.02.2016

Alunos da Escola Estadual Aurelina Palmeira realizaram, nesta sexta-feira (26), uma passeata de combate ao mosquito Aedes aegypti pelas ruas do Vergel do Lago, em Maceió.  Organizada com o apoio da direção da unidade de ensino, a passeata dos estudantes contou com a participação da comunidade, do Conselho Tutelar, integrantes da Igreja Católica e do Ministério Público Comunitário.

De acordo com a diretora-geral da escola, Sheyla Giló, cerca de 500 pessoas participaram da passeata, que teve como objetivo conscientizar a população para o combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika e da febre chikungunya. Animados pela banda de fanfarra da escola, os estudantes e demais manifestantes distribuíram panfletos com dicas sobre os riscos dos focos dos mosquitos. 

“A passeata dessa sexta-feira foi uma espécie de culminância das atividades de combate ao mosquito transmissor de tantas doenças graves, que a escola vinha desenvolvendo com os alunos, ao longo da semana”, explicou a diretora-geral. 

Antes de a mobilização ganhar as ruas do bairro, os alunos confeccionaram cartazes e faixas em uma oficina improvisada na escola. A manifestação percorreu as principais ruas do Vergel do Lago, passando pela Avenida Monte Castelo e indo até a praça Padre Cícero. Por onde passavam, os alunos entregam panfletos e orientavam os moradores para evitarem acúmulo de lixo, que podem virar focos de reprodução do mosquito. 

Zika zero - A participação das escolas no combate ao mosquito Aedes aegypti faz parte da campanha Zika Zero encampada pelo Ministério da Educação (MEC). Em Alagoas, esse combate se intensificou em fevereiro deste ano, com visita do ministro da Integração Nacional, Gilberto Ochhi, durante a entrega das obras de duas escolas em Arapiraca, no Agreste do Estado.

Segundo o major Moisés, da Defesa Civil Estadual, que lidera o Comitê de Combate ao Aedes aegypti em Alagoas, as ações vão continuar em praticamente todas as escolas públicas estaduais e municipais. Só na rede estadual são 317 unidades de ensino, atendendo a mais de 190 estudantes. 

“Vamos atuar em todas as escolas, começando por Maceió e Rio largo. Esses jovens serão multiplicadores de informação para nos ajudar a acabar com o mosquito”, concluiu.