Alunos apresentam trabalho de conclusão do Curso Técnico em Agropecuária em Oeiras

Piaui

13.12.2023

Estudantes da 3ª série do Ensino Médio integrado ao curso técnico em Agropecuária da Escola Família Agrícola Dom Edilberto – EFADE IV, localizada no Assentamento Caldeirões, em Oeiras, apresentaram seus trabalhos de conclusão do curso, nesta terça-feira (12). 

O trabalho intitulado Projeto Profissional do Jovem consiste na apresentação de tudo o que foi desenvolvido pelos estudantes ao longo dos três anos de curso técnico. De acordo com o gestor da escola agrícola, Adevaldo Santos, o projeto trabalhou a pedagogia da alternância, beneficiando jovens de baixa renda. “São jovens que vêm de famílias humildes, famílias de pequenos produtores rurais. Eles ingressam no curso sem uma visão de mercado de trabalho e visão de mundo e ao concluir o curso, já saem com o ensino médio completo e o curso técnico profissionalizante. Muitos deles já entram no mercado de trabalho e retornam para suas propriedades, ajudando a família e a comunidade”, explica.

O estudante Ezequiel Mateus de Moura Silva acaba de concluir o curso técnico em Agropecuária e conta que o curso será importante para que ele possa sair da escola diretamente para o campo ajudar a comunidade com mão de obra qualificada. “Tem muitas pessoas que não têm o conhecimento certo nessas áreas. Além disso, o curso facilita muito o aluno sair da sua comunidade para os grandes centros urbanos, podendo se tornar um grande empresário nessa área”, afirma. 

O gestor acrescenta que os alunos desenvolveram o trabalho ao longo de três anos e, ao final do curso, eles apresentam os resultados. “Muitos deles ingressam através de políticas públicas nos programas de alimentação de aquisição de alimentos. Então, é de grande importância para a nossa região. Sabemos que o nosso cenário aqui é de uma região semiárida, que precisa dessa capacitação técnica. Os nossos produtores que trabalham com a agricultura familiar precisam da sustentabilidade desses jovens. Então, é muito importante mesmo para a nossa região”, completa Adevaldo.