Alunos Seduc lançam livro de poemas em São Raimundo Nonato

Piaui

13.12.2023

Alunos do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Gercílio de Castro Macêdo, em São Raimundo Nonato, Sul do Piauí, lançaram nesta terça-feira (12), um livro de poemas “Para Descobrir o Amor”.

A obra é um trabalho dos estudantes do 2º ano do Ensino Médio, Júlio Mikael da Silva Castro (autor dos poemas) e Kayllane Alexandre dos Santos Silva (ilustradora), e da estudante do 1º ano do Ensino Médio, Valeska de Oliveira Mesquita Castro (ilustradora) e foi produzida com incentivo dos professores do CEEP que, por meio da leitura, promoveram habilidades como oratória e produção textual nos educandos, além de criatividade, autonomia, liderança e trabalho em equipe.

O livro retrata várias vivências de "amores" e provoca a reflexão sobre as diferentes maneiras de amar. “Isso instiga os leitores a entender que o amor não é só romantismo, que nas diversas aflições se faz necessário amar. Ser resiliente também é uma característica do amor, perder, perdoar, chorar, se reinventar, são diversas formas para se descobrir como amar”, contou a Júlio, autor da obra.

A coordenadora pedagógica Ravenna Assis revelou que o autor dos poemas, Júlio Mikael, ingressou no CEEP no ano passado e mostrava aos professores, todo final de aula, textos produzidos por ele, demonstrando o talento e interesse pela escrita.

A equipe de professores também observou no CEEP algumas alunas que gostavam muito de desenhar e, com a ajuda de uma professora, reuniu o trio de alunos, o que resultou a obra.

“O Júlio, aluno PCD com algumas limitações, vivia com um livro, lendo pelos corredores, e todos os dias ele escrevia um poema e mostrava para os professores. Observando isso e as alunas que gostavam de desenhar, Kallyane e Valeska, começamos a sonhar com o livro e, com a ajuda de uma professora que é escritora, incentivamos a produção”, contou.

Ravenna disse, ainda, que o livro era para ter sido lançado na Gincana Literária do CEEP, que aconteceu em setembro, mas devido a impressão e envio do livro, não foi possível.

“Acabamos lançando no dia 12 de dezembro, fechando com chave de ouro, o ano letivo de 2023”, celebrou a coordenadora.