Alunos transformam muro de escola estadual em painel de arte

Rio Grande do Norte

25.07.2019

Compreendendo a importância da arte na vida dos estudantes, a escola estadual Maurício Freire, localizada em São Paulo do Potengi (RN), realizou a pintura coletiva dos muros da instituição. A atividade foi coordenada pelo artista Lucas Matheus, ex-aluno e amigo da escola, que já havia feito pinturas no local, mas essa foi a primeira vez que a atividade foi realizada coletivamente com a participação de estudantes do ensino médio da escola. 

A escola passou por um processo de mudança visual e desde 2017 o artista faz pinturas gratuitamente na unidade de ensino. A última ação aconteceu no dia 17 de julho, e segundo Lucas Matheus, o retorno das atividades na escola foi necessário para reformar os trabalhos já desenvolvidos e fazer novos murais. “Eu senti o desejo de reformar e substituir os meus trabalhos, com novos temas e trazendo ainda mais cores para a escola, e dessa vez, tornando esses trabalhos coletivos e dando oportunidades aos alunos participarem e terem importante participação em transformar a escola através da pintura”, explica. 

O artista comemora o feedback recebido pelos alunos e relata que os estudantes chegam até ele informando sobre a escola ficar mais alegre através da arte. “Eu recebo até hoje comentários de alunos e ex-alunos, dizendo que as pinturas deram vida a escola, os espaços tornaram-se mais alegres”, celebra. 

Segundo a vice-diretora da escola, Alana Gleise, a atividade foi importante para a interação entre os alunos, como também, para o conhecimento de pinturas em murais.  “Foi muito gratificante, já que Lucas é um ex-aluno da escola e hoje ele se tornou um grande amigo da mesma. Nas suas intervenções artísticas, ele procura retratar aspectos e momentos da escola nesses 90 anos de escola estadual Maurício Freire. E os alunos participam de forma muita ativa nas pinturas”, relata. 

Uma das estudantes que participou da ação foi a Letícia Farias, aluna da 3ª série do ensino médio da escola e explica que a atividade foi importante para a melhoria das relações no ambiente escolar, além de conseguir se expressar através da arte. “É algo libertador! Foi o momento bom e eu sou grata pela oportunidade que foi concedida tanto para mim quanto aos demais alunos”, comenta a estudante.

A atividade gerou resultados tão positivos que o artista continuará as pinturas coletivas nos próximos meses.