Alunos visitam Aquário Marinho do Rio de Janeiro

Secretaria de Educação do Rio de Janeiro

13.04.2018

Alunos do Colégio Estadual Professora Maria de Lourdes Oliveira Lavor – Tia Lavor, na Ilha do Governador, trocaram, nesta quinta-feira, dia 12, a sala de aula por uma visita educativa e divertida ao Aquário Marinho do Rio de Janeiro (AquaRio), o maior da América do Sul, localizado na Região Portuária da capital.

Cerca de 30 estudantes, acompanhados das diretoras Lilian Arnaus e Raquel Braga, tiveram a oportunidade de aprender sobre a vida marinha e conhecer as atrações do local, que conta com 8 mil animais de 350 espécies. Os jovens assistiram a palestras, observaram diversos ecossistemas marinhos e ambientes recifais e interagiram com uma variedade de peixes, raias e tubarões.

– Hoje, nossos alunos estão tendo uma aula diferente. Sem dúvida, essa atividade vai estimular ainda mais o interesse e aprendizagem deles na matéria de Ciências da Natureza, entre outras – pontuou a diretora da unidade escolar, Lilian Arnaus.  

Moradora de Bonsucesso, na Zona Norte, a aluna Camily Salatiel, de 15 anos, não conteve a emoção ao visitar o aquário pela primeira vez.

– Essa é a chance que nós, que vivemos em bairros carentes, temos de ampliar nossos horizontes. Além de contemplar a beleza desse lugar lindo, estamos vendo na prática o que estudamos nas aulas de Biologia – revelou a jovem, que cursa a 2ª série do Ensino Médio.

A estudante da 1ª série do Ensino Médio, Isabela Santos, de 15 anos, se surpreendeu com a experiência de tocar os animais em um dos tanques.

– Gostei muito da palestra sobre a anatomia dos seres marinhos e, também, achei o máximo poder interagir com os peixes e raias no tanque do toque – disse a aluna, que vive na Ilha do Governador.

Eferson Souza, de 17 anos, diz que saiu do AquaRio com outra visão sobre a vida no mar.

– Aprendi o quanto as atividades incorretas dos humanos prejudicam os animais marinhos. Fiquei surpreso ao saber que o tubarão é um peixe como outro qualquer, diferente da imagem que sempre tive de um animal agressivo – finalizou o estudante.

Até o final do ano, alunos de cerca de 20 escolas da rede de ensino pública estadual visitarão o AquaRio. A iniciativa faz parte do Projeto Escola no Mar, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) do Rio de Janeiro e a Fundação de Estudo do Mar (FEMAR).