Amapá participa de ‘Imersão Educacional’ em Santiago, no Chile

Amapá

21.11.2023

O Estado do Amapá participou no período 14 a 17 de novembro da “Imersão Educacional’ que aconteceu em Santiago, no Chile. A rede de ensino amapaense foi representada pela secretária de Educação do Amapá, Sandra Casimiro.

O evento teve como objetivo mostrar para secretários de educação, coordenadores, ministros e representantes de organizações educacionais nacionais e internacionais como as políticas públicas chilenas, realizadas nos últimos 20 anos, tem atuado no combate à evasão escolar e ao abandono de estudantes no ambiente de ensino, especialmente no Ensino Médio.

O Governo do Amapá tem buscado soluções para o enfrentamento dos problemas relacionados a evasão e distorção idade-série, a educação amapaense tem alcançado bons resultados e conhecer os métodos de outro país vai auxiliar na intensificação dessas ações de enfrentamento, como pontuou a secretária Sandra Casimiro.

“A distorção idade-série e evasão escolar é um problema enfrentado em todo o país, a nossa rede de ensino tem atuado dentro das escolas, fortalecendo o projeto de vida dos estudantes e principalmente fazendo a busca ativa de cada um deles, conhecer novos métodos de enfrentamento desse problema é um ganho para toda a rede”, disse Sandra.

Além deste debate principal, o evento também falou sobre cenário da Educação Profissional; a formação de professores; o sistema de educação do Chile; o diretor escolar como condutor de políticas públicas e o relato da experiência chilenas na educação.

A programação contou com excursões na Universidade Diego Portales (UDP), palestras, debates e exposições. A participação do Amapá aconteceu através do convite feito pela Coordenação do Programa das Nações Unidas em Desenvolvimento, da ONU, no Brasil.