Apae de Gurupi realiza concurso de talentos em celebração a semana nacional das pessoas com deficiência intelectual e múltipla

Tocantins

26.08.2021

Dicom Seduc/Governo do Tocantins

Parte da programação da Semana Nacional das Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla, a Associação de Pais e Amigos (Apae) Escola Especial São Francisco de Assis, de Gurupi, promoveu nesta quarta-feira, 25, um show de talentos, com o envolvimento de mais de 40 alunos, que já estão em atividades presenciais. Com o tema transformar conhecimento em ação, as professoras incentivaram os alunos a demonstrar suas habilidades artísticas. A ação teve o objetivo de integrar e valorizar os talentos apaeanos e despertar as habilidades artísticas dos alunos.

A abertura da programação foi feita pela gestora da escola Verny Fucks que destacou a importância de valorizar os talentos. “Foi uma linda atração, os estudantes de sentiram felizes. Tivemos dança, musica, além da escolha dos melhores vídeos de TikTok”

O projeto de tik toks apaeanos foi idealizado pelas professoras Nívia Aguiar de Souza e Rosemir Borges Franco. Segundo Nívia, as professoras desenvolveram o trabalho incentivando os alunos a fazer os vídeos em casa para promover interação.  

“Os alunos gostaram muito da atividade, que teve participação de 15 alunos com lindos vídeos. O TikTok é um aplicativo que vem chamando a atenção de pessoas de todas as idades, que com vídeos de curta duração tem despertado o interesse de uma geração tecnológica e entre eles os nossos alunos apaeanos que estão usando como ferramenta educacional. A iniciativa tem proporcionado aos professores e alunos demonstrar seu trabalho, interagir e conectar essas vivências , impulsionando a inclusão digital dos nossos alunos”, ponderou.

Uma comissão julgadora escolheu os três melhores vídeos e os alunos foram premiados. Para o estudante Paulo Cezar Coelho Dias, vencedor do concurso de tik tok em primeiro lugar, “foi muito importante participar do concurso e ser vencedor, provando as pessoas que os alunos da Apae são capazes de tudo, basta terem oportunidades de mostrar suas habilidades”, frisou.

Almas

O Colégio Agropecuário de Almas também realizou atividades diversificadas na Semana Nacional das Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla. Entre os dias 21 25 de agosto, a unidade organizou uma programação com a publicação de vídeos, posts e depoimentos de mães de estudantes com deficiência.

A campanha virtual teve o objetivo de impulsionar o diálogo da escola com as famílias para a percepção de dificuldades e vitórias o processo ensino aprendizagem, bem como contribuir para igualdade de condições da pessoa com deficiência, como destacou a diretora da unidade escolar, Marizete Cardoso. “Antes de iniciar a falar em como trabalhar com estudantes com deficiência, fazer a adaptação de atividades, criar atividades lúdicas e elaborar planos de aulas adaptados são passos importantíssimos, conforme afirma Vygotsky ‘As mais sérias deficiências podem ser compensadas com ensino apropriado’”.

Já Dulce Barreira, mãe de estudante com deficiência, falou do sentimento importante para com seu filho. “A felicidade de cada conquista dele pra mim é muito satisfatório. Eu não escolheria um filho diferente”.