Aplicação da prova do SAEB tem início partir desta terça-feira (16)

Alagoas

30.11.2021

Com o objetivo de avaliar a aprendizagem dos estudantes da Educação Básica em Alagoas, foi dada a largada da aplicação da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), a partir desta terça-feira (16). Alunos dos 2°, 5°  e 9° ano do Ensino Fundamental, além da 3ª série do ensino médio, participam da prova. Os alunos serão avaliados nas disciplinas de Português e Matemática. Estudantes do último ano do ensino fundamental e médio também vão responder questões de Ciências da Natureza. As aplicações devem acontecer até o dia 10 de dezembro.

De acordo com a superintendente do Sistema Estadual de Educação, Willany Felix, essas avaliações têm um caráter diagnóstico e devem abranger todas as redes de ensino básico de Alagoas, nas esferas municipais, estaduais e federais.

"A prova SAEB serve para diagnosticar qual é a realidade atual da nossa rede, dos nossos estudantes e o nível de aprendizagem em que eles se encontram. A partir dos resultados registrados, escolas e professores devem se apropriar dos mesmos para replanejar as ações pedagógicas para o ano letivo de 2022 e fazer um acompanhamento sistemático para superação das dificuldades identificadas”, conta Willany Felix.

A prova SAEB é importante para também a pontuação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que é uma  avaliação individual do desempenho de cada unidade que acontece a cada dois anos. O resultado do IDEB é levado em consideração, por exemplo, em processos seletivos para gerência regional, que acontecem bienalmente. Para aquelas unidades que atingirem a meta proposta pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o governo garante uma bonificação aos profissionais alocados na escola.

Criatividade na preparação

A participação na avaliação nacional mobilizou toda a rede estadual de ensino, distribuídas entre as 13 gerências regionais de Alagoas. Na 7ª Gerência Regional, por exemplo, as escolas estimularam a participação expressiva dos estudantes no Saeb. Desde outubro, as aulas tradicionais de revisão deram lugar a atividades dinâmicas, com brincadeiras e gincanas e com a intensificação das atividades em sábados letivos, devido à proximidade da prova. 

Um dos exemplos de motivação aconteceu na Escola Monsenhor Luiz Carlos de Oliveira Barbosa, em Ibateguara, na região da Zona da Mata, que organizou um ‘Show do Milhão’, como uma forma diferente de trabalhar a revisão de conteúdo. Já em União dos Palmares, teve até unidade que organizou um mega sorteio. O aluno da Escola Monsenhor Clóvis Duarte de Barros que participar no dia da prova SAEB, pode concorrer a R$ 1.000 e um dia de lazer ainda será sorteado para a turma que registrar o maior número de participantes na avaliação.

"Temos um trabalho de muita colaboração e parceria entre as escolas, observamos as práticas exitosas e compartilhamos entre as unidades. Além disso, vamos a todas as escolas, verificar a situação de cada aluno, para dar suporte a participação na prova. Todas as equipes estão muito engajadas e estamos muito confiantes que teremos um bom resultado", destacou o Gerente Regional, Arthur Ferreira.