Aplicativo transforma o modo de aplicar avaliações em escolas da Rede Estadual

Secretaria de Estado da Educação ES

15.08.2019

Escolas de Itaguaçu e Itarana utilizam uma ferramenta online para dar mais praticidade e dinamismo nas avaliações. Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Eurico Salles, em Itaguaçu e Professora Aleyde Cosme, em Itarana, utilizam o aplicativo Plickers, que permite aplicar de testes rápidos, criar códigos QR, escanear as respostas, e conhecer em tempo real o resultado individual dos alunos da turma.

O Plickers é utilizado na versão web e como aplicativo para dispositivos móveis. A professora de Química, Nádia Toniato, que leciona nas duas unidades de ensino, relatou que o Plickers promove a autoaprendizagem, a personalização do ensino, o senso crítico, a interatividade com recursos digitais e o engajamento dos alunos, além de auxiliar nos quesitos avaliativos.

“O app gera e salva automaticamente o desempenho individual dos alunos, criando gráficos e dados que são úteis para identificar dificuldades, tendências, estratégias de personalização do ensino, adotar como critérios de avaliação, dentre outros. Além disso, os alunos têm participação ativa no processo, pois informam suas respostas, sabendo instantaneamente como foi o seu desempenho”, disse Nádia.

A professora de Química também detalhou que “os alunos se empolgam em participar, além de economizar papel e impressões. Sem contar o tempo que é economizado com a correção de todas as questões”.

Nádia Toniato ainda explicou como acontece a atividade na prática. “Projeto as questões para que todos vejam e, através do app no smartphone, as respostas nos cartões dos alunos são escaneadas.  É por meio da posição dos cartões, que os alunos mostram ao professor, que o aplicativo reconhece as respostas e disponibiliza os dados do desempenho da turma. É muito prático, eles adoram”, comentou.