Governo de Goiás entrega novo prédio do Colégio Estadual Benedito Lucimar Hesketh da Silva

Goiás

23.06.2022

O Governo de Goiás inaugurou, nesta quarta-feira (22/6), a nova unidade do Colégio Estadual Benedito Lucimar Hesketh da Silva, no Condomínio Marques de Abreu, em Goiânia. A escola padrão arquitetônico século 21 foi entregue após 13 anos de espera, com investimentos de R$ 4,5 milhões, e vai atender 1200 estudantes.
 
A obra foi iniciada em 2009 para substituir o prédio de placa. No entanto, a construção foi paralisada diversas vezes na gestão anterior, por falta de pagamento. Em 2016, o colégio também passou por um incêndio que destruiu todo o bloco administrativo. Somente no ano passado, o Estado quitou a dívida com a empresa construtora e retomou a obra por ordem do governador Ronaldo Caiado.
 
“Quando eu entrei aqui, o prédio estava acabado. Em 2016, a promessa era que em 2017 teríamos a escola pronta. Passamos também por um incêndio, que destruiu todo o bloco administrativo. Recebemos salas modulares, mas também foi dito que era temporário. O tempo foi passando e nada. Por isso, o que eu tenho para dizer a você hoje, governador, e toda a comunidade escolar, é obrigado”, agradeceu a gestora do colégio, Nara Queiroz.  
 
O governador Ronaldo Caiado ressaltou a importância de priorizar a Educação na gestão pública. “Na Educação não podemos economizar, Educação é investimento. Estamos revolucionando a Educação de Goiás, e peço a Deus que possamos melhorar a qualidade do ensino no nosso Estado ainda mais”, afirmou Caiado.


Estrutura da nova unidade

Com a inauguração da nova unidade, a antiga estrutura da escola será demolida e dará espaço para a construção de uma quadra poliesportiva coberta. O novo prédio possui 12 salas de aula, Biblioteca, dois laboratórios de Ciências e Informática, vestiários e refeitório coberto.
 
“Na semana que vem, a empresa vai demolir essa parte onde está a escola e levantar a quadra poliesportiva. Vamos inaugurar aqui, até o dia 30 de setembro, a quadra coberta”, informou a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli.
 
Atualmente, o Colégio Estadual Benedito Lucimar Hesketh da Silva possui 920 estudantes e vai abrir mais 340 vagas para o Ensino Fundamental/Anos Finais, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).


Fim da espera para pais e professores

A mãe de dois estudantes do colégio, Evane da Silva Cordeiro, confessou que não acreditava mais na conclusão da obra: “Meu filho mais velho estudou aqui na época que queimou. Ele terminou o Ensino Médio e a obra estava parada por muito tempo. Não achávamos que a obra ia sair, não”, contou a mãe.

Hoje, ela está muito satisfeita com a estrutura da nova unidade e a qualidade de ensino do colégio. “Está muito bom, melhorou muito”, afirmou Evane.

O professor de Matemática Miguel Arcanjo também acompanhou de perto a história da instituição, onde é docente há 18 anos. “Foram muitas promessas aqui pra gente. Tivemos períodos em que disseram para gente ‘agora inaugura’, e teve aquela animação toda, mas infelizmente não inaugurou”, compartilhou o professor.

Agora, com a obra entregue, ele se sente realizado, mas ressalta que quem mais será beneficiada é a comunidade escolar: “Nós professores somos passageiros, mas a comunidade vai se beneficiar muito com a entrega deste colégio”, afirmou Miguel.


Ordem de serviço para outras obras

Durante a solenidade, o Governo de Goiás também assinou ordens de serviço para obras em 6 escolas estaduais de Goiânia, com investimentos totais de R$ 5,4 milhões. Confira abaixo a lista das escolas:
 
• Colégio Estadual Robinho Martins Azevedo
• Colégio Estadual Major Alberto de Nóbrega
• Colégio Estadual Tancredo de Almeida Neves
• Colégio Estadual Vida Nova (para jovens infratores)
• Cepi Juvenal José Pedroso
• Cepi Professor Sebastião França