Estudantes da rede estadual ganham destaque com aprovação em universidades

Sergipe

23.02.2022

O resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o primeiro semestre de 2022 foi divulgado pelo Inep nesta terça-feira, 22, e as escolas da rede estadual de ensino já estão contabilizando os números de aprovados. Até o momento, muitos estudantes da rede têm se destacado nas primeiras colocações em diversos cursos, tanto na Universidade Federal de Sergipe (UFS), quanto em outras universidades pelo país.

O aluno Filipe Nunes Rezende, do Colégio Estadual Professor Nestor Carvalho Lima, em Itabaiana, foi o 2º colocado geral entre as escolas públicas e privadas e primeiro colocado em Medicina na UFS, independente de renda. Ele foi um jovem de grande destaque por ter acertado todas as questões de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021), alcançando a nota 953.1, média máxima da edição, sendo ele o único estudante da rede pública de ensino de todo o Brasil a gabaritar as 44 questões válidas da prova de matemática.

Filipe nasceu, e se criou no povoado Caraíbas, Zona Rural de Itabaiana. Ele fez o primário na escola municipal do seu povoado e depois ingressou no Colégio Estadual Nestor Carvalho Lima, onde tomou gosto pela matemática. “Sou grato pela escola e por todos os professores que passaram em minha vida. Fico feliz em servir de exemplo de que, com esforço e dedicação, é possível chegar onde quiser”, disse.

O aluno Gabriel Mota de Oliveira, de 18 anos, passou todo o ensino médio no Colégio Estadual Djenal Tavares de Queiroz, em Moita Bonita. Ele foi aprovado em 1º lugar em Medicina (D2), e conta que sempre teve o sonho de estudar em um curso voltado para a área da saúde. Para ele, a preparação que recebeu no colégio foi essencial para a sua aprovação. “O Djenal Tavares de Queiroz foi um colégio que me auxiliou bastante no desenvolvimento emocional durante todo o processo do vestibular, mas também conferiu grande parte do conhecimento que me fez ser aprovado. Tenho um apreço enorme pela equipe pedagógica. Sem ela, eu não teria obtido esse resultado”, disse. Da mesma escola, destacou-se Alan Souza de Jesus, aprovado em 7º lugar em Engenharia Civil. Ele explica que, inicialmente, sua intenção era fazer medicina. “Quando vi engenharia civil como opção, acabei ficando interessado, pesquisei mais sobre o curso e a profissão e acabei gostando dela. Durante todo esse tempo, tive um bom suporte da escola pública”, afirmou.

Outro exemplo de destaque foi Lívia Andrade Santos, do Colégio Estadual Dr. Jessé Fontes, aprovada também em 1º lugar em Medicina (D3). Exemplo de superação, Elida Santos de Oliveira, de 18 anos, é uma jovem mãe de dois filhos: o pequeno Bryan Murillo, de três anos, e a Maria Elisa, de dois anos. Elida estuda desde 2019 no Centro de Excelência Doutor Edelzio Vieira de Melo, em Santa Rosa de Lima, e agora foi aprovada em 3º lugar no curso de Engenharia de Produção. Ela conta que, apesar das dificuldades naturais, a maternidade não foi um obstáculo para atingir o seu sonho de ingressar no ensino superior. “Foi bem difícil ter que conciliar todas essas coisas, mas com o apoio da escola, da família e de amigos, isso facilitou um pouco”, disse.

Exemplo desse auxílio foi o fato de o Centro de Excelência Doutor Edelzio Vieira de Melo ter implementado o projeto “Bebê a Bordo”, que envolveu a criação de uma brinquedoteca para as estudantes deixarem os seus filhos enquanto estão na aula. A jovem Elida lembra que o curso de Engenharia de Produção não era exatamente o curso com que ela sonhava desde cedo, mas que no meio do ano de 2021, passou a ser uma das suas opções. Então ela resolveu fazer. Com o objetivo de se preparar para o Enem, ela contou com o auxílio imprescindível dos professores e equipe diretiva da unidade de ensino.

“Durante esses anos o colégio sempre preparou os alunos com simulados, com sábados letivos direcionados principalmente para a prova do Enem, e isso ajudou bastante para que eu pudesse obter esse resultado”, explicou ela, que se emocionou bastante ao ver que havia passado. “Assim que consultei o resultado do Enem, eu gritei, pulei e chorei de alegria”, afirmou.

Pedro Yago de Aragão Vieira, de 17 anos, ficou em 5° lugar no curso de Medicina da UFS. Aluno do Colégio Estadual Alcebíades Paes, em Cumbe, desde o 1° ano do ensino médio, ele estudou a vida toda em escola pública. Pedro mora com os pais e um irmão, e conta que todos se sentiram muito felizes ao ver o resultado. “Eu passei a sonhar com a medicina quando comecei a pesquisar mais sobre o curso e acabei me identificando. Desde então, eu mantive a decisão de que isso era o que queria para mim. A escola pública foi a minha base para estudar os assuntos mais específicos e relacionados ao que eu precisava. Foi uma felicidade enorme, tanto minha quanto da minha família, que estava por perto desde quando saiu a nota até agora quando foi divulgado o resultado”, declarou. Também do Alcebíades se destacaram os alunos Marcelo Henrique, aprovado em Engenharia Eletrônica, e Mirian Nascimento, aprovada em Direito.

Tradicional comemoração

Como acontece todos os anos, no Centro de Excelência Atheneu Sergipense, alunos e professores festejaram as aprovações. Até a tarde desta terça-feira, 22, cerca de 30 estudantes já tinham sido identificados como aprovados. E a lista tende a aumentar, à medida que a contagem vai sendo feita.

Alex Melo passou em 1º lugar em Ciência da Computação. Para ele, o Atheneu ofereceu uma preparação para o Enem, mas também uma formação para a vida, preparando para o mercado de trabalho e para a vida em sociedade. “Aqui eu descobri que gostava muito de programação. Vi que no curso de Engenharia da Computação eu iria me encaixar. Foquei bastante para passar nele. Para mim foi uma surpresa, pois não esperava passar logo em primeiro lugar, e fiquei extremamente feliz por ter conquistado essa vaga”, declarou.

A sua colega Beatriz Lima Freitas passou em 1º lugar em Secretariado Executivo. Foram dois anos de estudos bem complicados, mas foi uma grande surpresa para mim e para minha família. O Atheneu nos deu um suporte maravilhoso. A equipe sempre me apoiou, me incentivou, e os professores são maravilhosos. Como é ensino médio em tempo integral, eu passava mais tempo no colégio estudando e aprendendo”, disse.

Mais destaques

O Centro de Excelência 28 de Janeiro, em Monte Alegre de Sergipe, também rendeu bastantes destaques em aprovações no Sisu, entre eles os alunos: Kaelly (1º lugar em Geografia na UFS), Maria Luíza (1º lugar em Zootecnia na UFS), Josyelle (3º lugar em Matemática na UFS), Kauã (3º lugar em Letras Português/Inglês na UFS), Maria Izabel (5º lugar em Letras Português na UFAL), Alessandra (Física/IFAL), Aparecido (Matemática/UFS), e Clesiane (Engenharia Agronômica/UFS).

A diretora Thaise Muller ressalta que as aprovações de destaque foram na licenciatura. “Isso nos enche de orgulho, porque a gente conquistou os estudantes para que eles tivessem nossa profissão de educador. Planejamos desde o início do ano o que poderíamos fazer de diferente com as turmas do 3º ano e ajudar os estudantes em seus Projetos de Vida. E hoje estamos em festa, vamos às ruas comemorar as conquistas dos nossos estudantes”, declarou.

Kauan Santos Xisto e Kaylan Santos Xisto acabam de concluir o Ensino Médio e durante o ano passado complementavam as aulas no polo Abelardo Romero Dantas, também em Lagarto. Kauan foi aprovado em Letras/Francês e Kaylan no curso de Design, ambos na Universidade Federal de Sergipe. Raimunda Renildes, como professora da Educação Básica e consciente da transformação que a educação gera na vida das pessoas, mora com os filhos e o restante da família no povoado Quilombo. Ela conta que os meninos passaram praticamente o Ensino Médio inteiro longe da escola em função da pandemia de covid-19.

“Sempre acompanhei de perto o incentivo de toda a direção e professores do Silvio Romero de muito compromisso com a Educação Pública. Tivemos a sorte de além de estarem fazendo o Ensino Médio de qualidade, foram sorteados para fazer o cursinho do Preuni que inicialmente foi online. Meus filhos passavam praticamente o dia inteiro e boa parte da noite na tela do celular estudando. Quando iniciaram as aulas presenciais ficou ainda mais difícil, pois estudavam pela manhã no Ensino Médio, pegando transporte escolar às 6h, e chegavam em casa quase às 13h, tendo que voltar às 18h para o Preuni à noite. Chegava tarde da noite em casa, mas sempre muito focados nos estudos”, relatou Raimunda Renildes.