“Arte e Cultura, um passeio pela MPB” é enfoque na E.E Dr. João Leite de Barros

Projeto de Arte e Cultura

25.11.2019

Campo Grande (MS) – Estudantes matriculados no 1º ano C do turno vespertino da Escola Estadual Doutor João Leite de Barros, em Corumbá-MS, participaram, no dia 22 de outubro, do Projeto: Arte e Cultura, um passeio pela MPB, orientado pelos docentes Rozilene Vasquez dos Santos, das disciplinas Eletivas I e III e Rodrigo França, da disciplina Eletiva II. As atividades metodológicas foram desenvolvidas nos meses de julho, agosto, setembro e outubro. 

O projeto escolar MPB, proporcionou aos estudantes uma investigação, através da pesquisa e a organização da linha do tempo, sobre história da música popular brasileira, onde, foi formado grupos de estudo para desencadear a busca das informações precisas de cada período.

No programa Editor de Slide criaram apresentações de textos inserindo fotos e curiosidades da MPB.  Os professores envolvidos orientaram todo o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, através da Metodologia Ativa e do Protagonismo do Estudante.

“Ao ver que a música faz com que os estudantes tenham mais concentração em suas atividades e determinação, buscamos articular uma possibilidade que favorecera o desempenho dos mesmos, além de estimular a criatividade, o gosto pela cultura e pela arte”, enfatiza professora Rozilene.

Com a realização do projeto os estudantes desenvolveram algumas sensibilidades e o senso crítico sobre as artes em geral, juntamente, “com a alternativa de inserir o resgate da música popular brasileira, tanto para o conhecimento das diversidades que temos em nosso País, quanto para o “alimento” intelectual que alguns estudantes desconheciam nessa categoria musical, que é considerado o “berço” da cultura brasileira”, relata professor Rodrigo França.

O objetivo geral foi permitir aos estudantes reconhecer que a produção cultural tem relação com o contexto histórico de um grupo e compreender alguns aspectos da história do Brasil sob a ótica da música e todo o cenário musical, do desenvolvimento e sua influência na vida política, social e cultural do País abordando ainda fatos históricos que contribuíram para a evolução e firmação da MPB como parte da cultura brasileira.

Texto: Adersino Junior – Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul