Arte e solidariedade: mostra revela talentos de estudantes da Seduc

Piaui

13.12.2023

Arte, dança, música, teatro e solidariedade marcaram a 16ª edição do Didácio Arte, realizado pelo Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Didácio Silva, zona Sudeste de Teresina, nesta terça-feira (12).

O evento, que promove o engajamento social dos estudantes e revela talentos artísticos, contou com apresentação de atividades artísticas, além de exposição de telas, escolha do Garoto e Garota Didácio 2024 e da arrecadação de donativos para instituições filantrópicas da capital piauiense.

Com o tema “Educação solidária: compartilhar é um ato de amor”, o projeto propôs à comunidade escolar ações práticas para a construção de uma sociedade mais solidária, além da tradicional mostra de talentos artísticos e culturais.

Emilly Duane Ferreira, da 3ª série do Ensino Médio, foi uma das estudantes que coordenou a arrecadação de donativos como alimentos não perecíveis, roupas, ração para cães e gatos e brinquedos.

“O Didácio Arte revela muitos talentos artísticos e é muito bom que a escola ofereça atividades extracurriculares que engajam toda a comunidade escolar. A proposta esse ano foi também de incentivar a prática da empatia. Nós percorremos as ruas do bairro, visitamos estabelecimentos comerciais e pedimos alimentos, roupas, brinquedos e ração que serão doados às pessoas ou instituições que mais precisam. São gestos simples, mas que nem sempre colocamos em prática. Fazer o bem é muito gratificante”, conta.

Já o estudante Bruno Vinícius Pedrosa, da 3ª série do Ensino Médio, apresentou um quadro que reflete sobre a solidariedade no ambiente marinho. A tela mostra uma tartaruga que sofre com o lixo produzido pelos homens e que é descartado no mar.

“Eu e meus colegas pensamos em abordar os efeitos negativos da ação do ser humano quando muitas vezes joga lixo de forma irresponsável no oceano, como os plásticos, causando poluição e riscos aos animais. Levamos duas semanas para concluir a obra, foi bem cansativo, mas valeu a pena, buscamos trazer originalidade”, explica.

A diretora do CETI Didácio Silva, Valdália Maria da Silva, conta que a mostra envolveu os estudantes, todos os professores, funcionários do colégio e a comunidade escolar nas produções apresentadas, bem como nas atividades de cunho social. Ela ressalta que a arte tem o poder de potencializar o resultado dos estudantes.

“Há 16 anos desenvolvemos esse projeto que traz cultura, arte e responsabilidade social. Quando você coloca esse aluno em contato com a dança, o teatro, a música, agrega valores e promove um desenvolvimento maior nas outras disciplinas porque o resultado é engajamento, imersão. A arte e solidariedade ampliam a visão de mundo e promovem uma comunidade escolar ativa na sociedade”, defende.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, comenta que as mostras artísticas e culturais desempenham um papel importante no contexto educacional ao promover o desenvolvimento integral dos estudantes.

“Atividades como essas fortalecem habilidades como criatividade, expressão, autoconfiança, disciplina, sensibilidade, comunicação e empatia. É esse modelo de educação que pretendemos universalizar em todas as escolas Seduc. Trata-se de uma educação verdadeiramente integral, ou seja, que vai além dos conhecimentos transmitidos em sala de aula e promove o protagonismo estudantil. Nós acreditamos no potencial dos nossos alunos”, finalizou Bandeira.