As escolas têm até o dia 1º de maio para fazer suas inscrições na Mostra Brasileira de Foguetes e na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Tocantins

24.04.2024

Estão abertas as inscrições para a participação de estudantes na 18ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e para a 27ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A inscrição é realizada na plataforma app.oba.org.br, por um professor responsável.

As escolas podem fazer suas inscrições até o dia 1º de maio, e este vale também para a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). As olimpíadas são realizadas em diferentes níveis conforme a escolaridade e podem participar estudantes matriculados no 1º ano do ensino fundamental até a 3ª Série do ensino médio. 

As escolas têm até o dia 17 de maio para fazer o lançamento dos foguetes, a mesma data que ocorre a prova da Olimpíada de Astronomia. E os dados sobre os lançamentos dos foguetes devem ser informados na plataforma no período de 18 a 31 de maio.

No ano passado, a MOBFOG registrou 288.984 estudantes inscritos, distribuídos em 4.890 unidades escolares de todos os estados brasileiros. E o Governo do Estado criou o programa Jornada Aeroespacial do Tocantins (Jato), como forma de valorizar os estudantes destaques com os lançamentos dos foguetes, o que garante uma ascensão ao Tocantins, que a cada ano, tem apresentado resultados expressivos e premiações nas competições nacionais.

Jornada de Foguetes 

Os estudantes que participarem dos lançamentos dos foguetes nos níveis 3, 4 e 5 e atingir a distância mais do que 100 metros, são convidados para participarem das Jornadas de Foguetes, que acontecerá na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, nos meses de agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro.

Também serão disponibilizadas medalhas de ouro, prata e bronze e certificados de participação. 

Os regulamentos das cinco fases da Mostra de Foguetes estão disponíveis no http://www.oba.org.br/site/

 

Joselia de Lima/Governo do Tocantins

Edição: Marcos Miranda/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Marcos Miranda/Governo do Tocantins