As inscrições para o Prêmio Gestão Escolar foram prorrogadas

29.05.2013

O Prêmio é uma iniciativa do Consed e busca estimular a autoavaliação nas escolas públicas


Agora as escolas públicas estaduais e municipais da educação básica de todo o País terão mais tempo para se inscrever a 14° edição do Prêmio Gestão Escolar (PGE). Realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), o prêmio é um motivador para as escolas pensarem sobre sua gestão e mobilizarem sua comunidade escolar.

Com a expectativa de mobilizar mais escolas a se inscreverem, e de incentivar todas que se cadastraram e não finalizaram seu processo de inscrição o prazo foi prorrogado até o dia 16 de junho. O número de inscrições no dia da prorrogação (29), ultrapassou o número de inscrições em 2012 no mesmo período. Chegou-se a 8 mil escolas inscritas.

Os participantes serão avaliados em quatro dimensões de gestão: pedagógica, participativa, de pessoas e liderança e de infraestrutura. “Ano a ano, buscamos atrair mais escolas, para que exemplos de boas gestões sejam reconhecidos e ganhem mais visibilidade. O prêmio é um estímulo à melhoria do desempenho das escolas e o sucesso da aprendizagem dos alunos.” destaca a presidente do Consed, Maria Nilene Badeca da Costa.

Segundo Nilene, ninguém melhor que a comunidade para analisar seus processos de gestão e buscar caminhos para aperfeiçoá-la, para vencer seus desafios, impulsionando a melhoria da qualidade da educação pública como um todo no País.

O Consed vem aperfeiçoando a premiação, cada vez mais trabalhando na perspectiva da formação. A proposta é que a partir desta edição o prêmio se torne bianual, sendo um ano voltado a sua realização e o outro para formação dos gestores.

As inscrições foram aprimoradas, a partir de agora todo o processo de inscrição será feito via internet. Não havendo mais a necessidade de imprimir a documentação final, sua inscrição irá diretamente para o comitê de avaliação.

A meta do Consed é aumentar o número de inscrições em relação à edição passada, que registrou cerca de 9 mil inscritos, um aumento significativo em relação a edições anteriores. Desde sua primeira edição, já foram realizadas 34.232 inscrições.

A edição de 2013 tem como parceiros a Embaixada dos Estados Unidos, Fundação Roberto Marinho, Instituto Unibanco, Fundação Santillana, Fundação Itaú Social, Instituto Gerdau, Fundação Victor Civita, Instituto Natura, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Ministério da Educação (MEC), assessoria técnica; Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e Consultoria em Sistemas e Tecnologia da Informação (ConsisTI).

Premiação

As escolas representantes dos estados e do Distrito Federal recebem o diploma de destaque estadual/distrital e R$ 6 mil. As seis escolas finalistas, além do diploma de destaque nacional, recebem R$ 10 mil cada.  A primeira colocada ganha R$ 30 mil e o título de Referência Brasil. Os prêmios em dinheiro não são cumulativos. Os diretores de todas as instituições de ensino selecionadas para representar seus estados também são contemplados com uma viagem de intercâmbio para os Estados Unidos.

Inscrições e mais informações: www.premiogestaoescolar.com.br

Assessoria de Comunicação do Consed

(61) 2195-8650/ (61)-8263-1116