Ateliês pedagógicos trazem propostas lúdicas e interdisciplinares para Ensino Fundamental alagoano

Alagoas

11.04.2019

Texto de Ana Carolina Lima

A educação em Alagoas vem passando por diversas mudanças e experimentações. Com o intuito de continuar avançando nos índices educacionais, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu, na terça-feira (26), formações sobre a aplicação dos ateliês pedagógicos para as turmas de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental. Ciências Naturais, Matemática e Leitura foram os temas abordados nas capacitações. Nesta quinta-feira (28), serão realizadas as oficinas para os professores do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental.

Os ateliês pedagógicos são salas de aula temáticas destinadas ao ensino com a utilização de atividades e materiais lúdicos para tornar o processo mais dinâmico e interessante, bem como fortalecer a aprendizagem no ensino básico. Neste momento, serão implementados ateliês em 18 unidades do Palei, distribuídas em todo o território alagoano, e na Escola Estadual Maria Rosália Ambrozzio.

Virginia Miller, técnica da Seduc, contou que as formações servem para nortear os professores sobre como criar uma identidade para o ateliê, de acordo com sua disciplina, e mostrar atividades que podem ser desenvolvidas com as turmas do Ensino Fundamental. Dentro dos ateliês, os conteúdos são trabalhados de forma interdisciplinar e continuamente com os alunos, à medida que estes vão passando para a turma seguinte.




“O objetivo dessas formações é apresentar, de forma prática, como se daria o ensino nessa nova proposta do novo Referencial Curricular, junto com a Base Nacional Comum Curricular, nas escolas do Programa Alagoano de Ensino Integral (Palei) e a Escola Estadual Maria Rosália Ambrozzio, aqui no Cepa. O ensino se torna lúdico e a prática é constante", relatou Virgínia, que também ministrou a formação de Ateliê de Ciências.

Reciclagem e jogos

Virgínia disse ainda que a Seduc incentiva a utilização de materiais sustentáveis nos ateliês. "Incentivamos a prática da reciclagem para incutir a importância de reaproveitar materiais que outrora seriam descartados", complementou. Na sala ao lado, na capacitação de Ateliê de Matemática, a professora Margarida Santos mostrou às discentes presentes como pode ser feita a utilização de ferramentas e jogos para facilitar o ensino e aprendizagem da matemática. "O intuito é que, tornando o ensino mais didático, o aluno possa aprender sem decorar", explicou Margarida.