Atheneu Sergipense realiza encontro remoto com colaborador da Agência Lupa

Sergipe

15.06.2021

O Centro de Excelência Atheneu Sergipense, unidade que oferta o Ensino Médio em Tempo Integral, localizado no bairro São José, em Aracaju, por meio do Laboratório de Educação e Aprendizagem Digital (LEAD) da unidade, realizará nesta quarta-feira, 16, às 15h, por meio do Google Meet, um bate-papo com o diretor de Marketing e Educação da Agência Lupa, Douglas Silveira, com o tema "Como identificar e combater fake news", com mediação do professor Ronney Marcos. 

A atividade é o pontapé inicial do projeto de letramento midiático da unidade de ensino direcionado para todos os estudantes da 3ª série denominado como Atheneu Comprova. O espaço será reservado para o desenvolvimento de competências dos alunos, a fim de analisar e interpretar fatos, refletir como eles impactam a vida cotidiana e o contexto no qual estão inseridos, além de fazê-los entender a importância do combate às notícias falsas. 

Douglas Silveira é o diretor de Marketing e Educação da Agência Lupa. Formado em Publicidade e Jornalismo pela PUC-Rio, tem pós-graduação em Filosofia pela UnB e MBA em Marketing Digital pela FGV-Rio. De 2001 a 2007, trabalhou na programação do Canal Futura, atuando também na produção das três primeiras edições do Prêmio Gestão Escolar, da Fundação Roberto Marinho. De 2008 a 2016, foi gerente de Comunicação da TV Escola, canal do Ministério da Educação, em Brasília. Coordenou a oitava edição do Prêmio Professores do Brasil, do MEC. Desde março de 2017, coordena o programa Lupa Educação. 

De acordo com o coordenador do LEAD Atheneu, Yuri Noberto, diante do cenário de violação de conteúdos e distorção da realidade, o LEAD formatou um programa de verificação de fatos, o Atheneu Comprova. “O modus operandi do projeto será dividir os alunos entre os que vão pesquisar, checar, produzir conteúdo e trabalhar diretamente com as postagens nas redes sociais, contando com a participação de professores das demais áreas que os ajudarão a descobrir se aquela informação que viralizou é fato ou fake”, disse. 

Ainda segundo o professor Yuri Noberto, as novas formas de configuração da nossa sociedade passaram a exigir da escola o desenvolvimento de estratégias que sejam capazes de lidar com fenômenos urgentes e cada vez mais presentes na vida dos estudantes. “Não há mais espaço para pensar a sala de aula do mesmo modo que no passado, pois com o advento das novas tecnologias e a sua consequente democratização, crianças e adolescentes passaram a ter acesso rápido aos mais diversos tipos de informação. Ante a esse desafio procuramos a maior e mais renomada agência de checagem do país e tivemos um retorno positivo e encorajador. Esse será um momento de partilha sobre métodos de trabalho para que possamos alinhar nossas ações de acordo com as melhores práticas”, concluiu.