Atividades Integradoras Eletivas é tema de curso sobre Novo Ensino Médio

Novo Ensino Médio

13.07.2021

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) informa que as inscrições para o curso “Atividades Integradoras Eletivas” seguem até a próxima segunda-feira, 19. Esse curso é direcionado a todos os professores de Ensino Médio das Redes Pública e Privadas de Educação de Sergipe e  ocorrerá no período de quatro semanas, entre os dias 19 de julho a 15 de agosto, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Seduc.

As atividades integradoras eletivas oferecem ao estudante a opção de fazer aprofundamento em uma das áreas de conhecimento com que tem mais afinidade. Além disso, as atividades eletivas objetivam que o estudante também passe pelos ensinamentos dos quatro eixos estruturantes antes do aprofundamento diário. Os eixos estruturantes do Novo Ensino Médio e as habilidades dos itinerários formativos são etapas inseridas nas atividades integradoras. 

De acordo com a professora Isabella Santos, coordenadora do Serviço de Ensino Médio do Departamento de Educação (Semed/DED), as atividades integradoras eletivas compõem a estrutura do Novo Ensino Médio. “É mais um passo que estamos dando, pois o curso busca instrumentalizar os professores de informação  para que eles possam elaborar suas próprias atividades integradoras eletivas, ligadas aos eixos estruturantes e também às habilidades das áreas de conhecimento”, destacou. 

Esta é a segunda turma do curso, que terá certificação de 40 horas. É composto de quatro módulos, dentre os quais estão Apresentação dos referenciais curriculares para a elaboração dos itinerários formativos; Atividades integradoras eletivas: conceito e exemplos; Orientações de como é e o que é necessário para elaborar uma atividade integradora eletiva; e a Revisão dos planos de atividades docentes.

Ainda segundo a coordenadora do Semed, Isabella Santos, o curso pretende subsidiar os professores para o início do próximo ano letivo, mas já auxiliam os professores que estão atuando nas 33 escolas-piloto que se encaminham para o segundo semestre letivo. “Esse é um dos cursos do ciclo formativo do Novo Ensino Médio. Nós tivemos três turmas no contexto sergipano e no ano passado tivemos a construção coletiva do Currículo de Sergipe. Este ano estamos com essa segunda turma do curso de atividades integradoras eletivas, e no segundo semestre letivo vamos lançar outros cursos ligados ao Plano de Implementação do Novo Ensino Médio no estado de Sergipe. É importante que os professores participem porque a partir do ano letivo de 2022, todas as escolas da Rede Pública Estadual de Ensino serão do Novo Ensino Médio”, concluiu.