Aula inaugural em Palmas marca expansão do Centro de Línguas da Seduc para 1.200 alunos

Centro de Línguas

04.03.2016

Thaís Ramalho / Governo do Tocantins

Foi realizada, na manhã desta sexta-feira, 04, no auditório do Palácio Araguaia, a aula inaugural do Centro de Línguas da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). Na oportunidade, Porto Nacional foi anunciada como mais uma cidade que será contemplada com os cursos de Inglês e de Espanhol do Centro. Neste ano, a expansão contemplou, ainda, as cidades de Araguaína e Gurupi, totalizando, assim, 1.200 alunos contando com o polo central de Palmas.

O projeto-piloto, que surgiu em Palmas, em 2015, com 200 alunos, foi fruto do esforço e trabalho conjunto da equipe da Diretoria de Diversidades e Projetos Educacionais da Seduc.  Hoje, além de ter expandido para mais três cidades do Tocantins, o Centro contará com 5 novas salas de aula climatizadas, em Palmas; sala para professores e uma plataforma online, com biblioteca virtual para dar apoio a todos os alunos.

A intenção, segundo o secretário da Educação, Juventude e Esportes, Adão Francisco de Oliveira, é criar condições para que alunos e professores tenham a oportunidade de acesso a mais dois idiomas: inglês e espanhol.  “O Centro de Línguas está intimamente ligado à política de Educação Integral e Humanizada. Fortalecer o entendimento e capacidade de expressão dessas duas línguas, abrindo novas possibilidades aos alunos é o nosso maior objetivo”, afirmou.

Para quem dá aula no Centro, a satisfação é grande ao ver a expansão e a procura aumentar. Como é o caso da professora de inglês, Adriana Boettcher. “O Centro de Línguas está sendo um sucesso devido ao empenho do secretário [Adão Francisco] e toda a equipe por ter acreditado nesse projeto. A nossa satisfação é grande ao passar esse aprendizado aos alunos e ver neles uma vontade de aprender”, contou.

Aluna do curso de Inglês, a professora Maria Rica Labanca disse que aproveitou a oportunidade para abrir novos caminhos. “Quero falar inglês fluente, aproveitar a oportunidade que a Seduc está oferecendo aos professores e alunos. Fazer esse curso é a realização de um sonho”, disse.

Jovem Embaixador

Em 2015, Rodrigo Dias, do Centro de Ensino Médio (CEM) Paulo Freire, em Araguaína, foi o representante do Tocantins no Programa Jovem Embaixador. Nos Estados Unidos da América (EUA), Rodrigo pôde vivenciar uma experiência única de aprendizado e contato com as mais diferentes culturas.

Para ele, uma das oportunidades que o Centro de Línguas pode oferecer é a de dar aos alunos a chance de participar de projetos como o Jovem Embaixador. “Sempre conto para todos o que vivi enquanto Jovem Embaixador, representante do Tocantins no ano de 2015. Hoje, eles [os alunos do Centro] têm a oportunidade de fazer bem feito os cursos e, assim como eu, participar de experiências incríveis”, afirmou.