Aulão do PBVest para o Enem reúne alunos de escolas estaduais de João Pessoa no Espaço Cultural

Paraíba

31.10.2017

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), realizou nesta terça-feira (31), no Teatro de Arena do Espaço Cultural, em João Pessoa, um aulão de revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ministrado por professores do Pré-vestibular Social (PBVest). O aulão teve início às 13h30 e reuniu alunos de várias escolas da Rede Estadual de João Pessoa.

A secretária de Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho, esteve na abertura do aulão e destacou a importância dos alunos da Rede Estadual ocuparem o seu espaço nas universidades públicas. “A Secretaria de Estado da Educação e o Governo do Estado torcem pelo sucesso de todos vocês! Acreditamos e queremos que vocês cheguem nas universidades públicas, no espaço que tem que ser ocupado por vocês. Sabemos que a batalha não é fácil, pois são cursos de grande concorrência, mas não é impossível um aluno de escola pública entrar numa universidade. Os alunos das escolas públicas estão cada vez mais preparados para enfrentar esse desafio. Aproveitem esse tempo e acreditem no potencial e na força de vocês! Boa sorte a todos!”, finalizou.

A aluna Evelin Diniz, de 18 anos, da Escola Estadual Olivina Olívia, contou como o PBVest lhe ajudou a evoluir no conteúdo para o Enem. “O PBVest me ajudou bastante, pois nem sempre conseguimos ver todo o conteúdo e os professores dão muitas dicas, direcionam o conteúdo e ajudam realmente na preparação”, explicou a aluna que pretende tentar entrar no curso de Odontologia.

Antes de iniciar o aulão, a psicóloga Tânia Kátia Rocha deu dicas de como controlar a ansiedade e o medo na reta final para o Enem. “Os alunos devem ter confiança em si mesmos, afinal, se prepararam durante anos para esse momento. Mas não devem deixar a pressão tomar conta. Nos dias antes da prova recomendo que façam atividades que lhe deem prazer, como assistir a um filme, sair pra lanchar com os amigos e assim tentar controlar a ansiedade”, ensinou a psicóloga.

Durante as quatro horas de aula, foram revisados os conteúdos de Linguagens/Redação, com os professores Ivo Filho, Erik, Vânia, Gilvan marques, Socorro Arruda e Johnny Formiga; de Humanas, com os professores Jefferson Pontes, Mayrinne Meira, Edson Rangel, Gilbert e Mário Romero; de Matemática, com os professores Ronaebson, Chico Ferreira, Assiclero, Helder; e Natureza, com os professores Evandro Gomes, Taveira, Sérgio Mala, Vinicius Lins, Américo Falcone, Paulo Henrique, Allan Giuseppe e Sandro Marques.

Os aulões do PBVest tiveram início no dia 23 de setembro nos 36 polos presenciais, beneficiando cerca de 8 mil estudantes da 3ª série do Ensino Médio e alunos egressos.

O aluno Adriano Galdino, do Sesquicentenário, destacou a importância da revisão, promovida pelo PBVest, nesta reta final do Enem. “Essa revisão do PBVest está sendo muito importante, pois o conteúdo é mais direcionado para a prova do Enem. Sempre acesso o site e essa revisão foi de extrema importância pra mim, principalmente agora no final”, contou o aluno.

O PBVest - O Pré-vestibular Social do Governo do Estado da Paraíba conta com oito mil vagas nos polos presencias em diversas cidades do estado, nos quais foi entregue material físico de acompanhamento das aulas. Das vagas, 5.328 foram destinadas a alunos da 3ª série do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino e 2.672 vagas para os alunos egressos.

Os alunos inscritos no PBVest devem manter uma frequência mínima de 75% nos polos presenciais; realizar sua inscrição no Enem em tempo oportuno; atestar sua inscrição mediante a apresentação do comprovante de inscrição impresso no seu respectivo polo PBvest e principalmente manter a disciplina durante as aulas nos polos presenciais. O aluno perderá o direito a participar do curso se for constatada a inobservância do que determina o edital ou por indisciplina em sala de aula do polo presencial.

Em 2017, o PBvest inovou com a utilização da plataforma virtual “Studos”, composto por questões de simulados que auxiliam os alunos na preparação para o Enem. Com a plataforma, o aluno resolve questões de simulados, intensificando o estudo na disciplina onde ele verificou que estava com dificuldades no aprendizado. Os alunos inscritos no PBVest recebem uma senha de acesso à plataforma virtual.

http://paraiba.pb.gov.br/aulao-do-pbvest-para-o-enem-reune-alunos-de-escolas-da-rede-estadual-de-joao-pessoa-no-espaco-cultural/