Mato Grosso
14.05.2026
Rayane Alves | Seduc-MT
As aulas da pós-graduação e da formação continuada em Transtorno do Espectro Autista (TEA), ofertadas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), começam nesta sexta-feira (15). A capacitação integra o programa EducAutismo e reúne profissionais da Rede Estadual de Ensino selecionados em processo realizado neste ano.
A formação contempla professores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares, profissionais de apoio especializado, além de psicólogos e assistentes sociais que atuam nas escolas estaduais e nas Diretorias Regionais de Educação (DREs). O objetivo é ampliar a qualificação dos servidores que atuam diretamente com estudantes da educação básica, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Ao todo, foram disponibilizadas 3 mil vagas. O resultado final do processo seletivo foi divulgado em 28 de abril, enquanto a convocação dos aprovados ocorreu entre 29 de abril e 4 de maio. Também foi formado um cadastro de reserva para futuras chamadas, conforme a demanda da rede estadual.
As inscrições foram realizadas exclusivamente pelo Portal PAS, entre os dias 6 e 15 de abril. A classificação ficou sob responsabilidade das Diretorias Regionais de Educação e da Diretoria Metropolitana de Educação, conforme os critérios definidos no edital.
A Seduc também reservou 10% das vagas para pessoas com deficiência, reforçando a proposta de inclusão e fortalecimento da educação especial no Estado. Os cursos serão ofertados na modalidade híbrida, com atividades on-line e encontros presenciais opcionais, com duração mínima de 12 meses.
Cronograma
• Inscrições: 6 a 15 de abril de 2026
• Análise das inscrições: 16 a 22 de abril
• Resultado preliminar: 22 de abril
• Recursos: 22 e 23 de abril
• Resultado final: 28 de abril
• Convocação: 29 de abril a 4 de maio
• Início das aulas: 15 de maio de 2026