Aulas do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas ofertado pela Seduc iniciam no dia 27 de março

Piaui

21.03.2023

O curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas inicia suas aulas a partir do dia 27 de março. A iniciativa visa atender, prioritariamente, estudantes regularmente matriculados na 1ª série do Ensino Médio da rede estadual de ensino que ainda não possuem matrícula em cursos técnicos já ofertados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Nesta terça-feira (21), as escolas inscritas estão realizando o Dia “D” de matrículas para o curso que inaugura uma metodologia inovadora na rede pública do Piauí.

O superintendente de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos da Seduc, professor Paulo Henrique Pinheiro, explica que o curso será ofertado na modalidade Educação a Distância (EAD), sendo 80% no ambiente virtual de aprendizagem (plataforma educacional) e 20% presencial, nas escolas da rede estadual de ensino que tiverem aderido à oferta.

“A novidade é a possibilidade de certificação intermediária ao final de cada ano letivo, sendo que cada ano corresponde a um módulo do curso. Após a conclusão da 1ª série, o estudante concludente terá a certificação em Operador de Computador, na 2ª série em Programador de Sistemas e na 3ª com a diplomação no curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas”, relata o superintendente.

O curso terá a duração de três anos, com carga horária total de 1.200 horas, sendo 400 horas por ano. As escolas que queiram aderir à oferta devem demonstrar interesse por meio do e-mail: integraleadseduc@seduc.pi.gov.br e nele informar: nome do gestor responsável pela unidade ensino, telefone de contato e quantidade de computadores em condições de uso no laboratório de informática. 

“É importante ressaltar que, para essa primeira fase da oferta, serão contempladas as escolas que já possuem laboratório de informática”, destaca Adriana de Moura Silva, diretora da Unidade de Educação Técnica e Profissional da Seduc. 

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, enfatiza que com essas ações, a Seduc dá um importante passo em direção ao cumprimento das metas do Programa de Governo do governador Rafael Fonteles.

“O governo Rafael Fonteles tem a Educação e a Tecnologia da Informação como áreas e ações prioritárias. Tem como metas dobrar o número de escolas estaduais em tempo integral; dobrar o número de matrículas e aprimorar a educação profissional e tecnológica, incluindo a educação do campo e a qualificação de jovens e adultos para o mundo do trabalho e renda. E no eixo Geração de trabalho, emprego e renda, há a intenção de criação de 80 mil novos postos de trabalho. Então, tudo isso se coaduna e esse novo curso faz parte desse esforço”, finaliza o secretário.

Perfil profissional do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas

O Técnico em Desenvolvimento de Sistemas desenvolve programas para computadores e outros dispositivos computacionais como, por exemplo, aparelhos celulares e tablets, visando a automação de todos os processos relativos às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), a partir da produção de software e sua integração com processos administrativos, podendo atender nas áreas comerciais, hospitalares, industriais, de automação residencial, automação industrial, de serviços, de telecomunicações e de teleprocessamento.