Aulões do ENEM reúnem centenas de estudantes em Salvador, Feira de Santana e Ilhéus

Bahia

23.09.2019

O último sábado (21) foi de muita concentração, foco e aprendizagem para os estudantes que participaram dos aulões promovidos pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). Por meio do projeto Universidade para Todos (UPT), a revisão do ENEM, realizada em parceria com a Universidade Estadual da Bahia (UNEB), aconteceu, pela manhã, no Colégio Estadual Eduardo Bahiana, no bairro de Cajazeiras, em Salvador. A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) sediou o aulão do UPT de Biologia, no campus localizado na rodovia Ilhéus-Itabuna. Já no período da tarde, o aulão do UPT, em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), foi no anfiteatro, módulo 2, da UEFS.  As provas do exame serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, que é professor da UEFS, participou do aulão em Feira de Santana. Ele falou sobre a importância desta ação para o acesso dos estudantes ao Ensino Superior. "O que nós estamos fazendo aqui com o Universidade para Todos, neste espaço da UEFS, é trazer vocês para além de um aulão, para um plano de cidadania. A gente precisa trabalhar conteúdos dentro de uma universidade e nos orgulha muito ver uma plateia desta, em pleno sábado, vindo para dentro da universidade, se familiarizando com este ambiente", afirmou. 

O anfiteatro da UEFS recebeu estudantes para assistir ao aulão denominado de Sarau Poético Literário, sob a temática "Literatura, arte e texto: olhares sobre o ENEM". Os participantes acompanharam, ainda, apresentações artísticas e um momento interativo e cultural com os monitores do programa UPT. A estudante Alice Pinto Bispo, de 19 anos, vai prestar vestibular para Nutrição e não abriu mão de assistir aos aulões. “Gosto muito das aulas de revisão, pois são bem instrutivas e é uma oportunidade de rever o que aprendemos em sala de aula. Sem falar que conheço pessoas de outras turmas e podemos trocar experiências e conhecimentos”, afirmou. 

Fotos: Darlan D'OuroPresente no aulão, o reitor da UEFS, Evandro Nascimento, falou para os jovens presentes. "Vocês estão no Universidade para Todos em busca de um sonho, o sonho de terem um diploma, uma formação, mais oportundiade e uma formação plena. Acreditem neste sonho. A UEFS está aqui para receber vocês de portas abertas. Aproveitem a oportundiade porque esta universidade é para todos", falou. 

O coordenador dos Projetos Estratégicos da SEC,  Marcius de Almeida Gomes, ressaltou a importância do programa. "O Universidade para Todos é um dos principais programas de acesso ao Ensino Superior. Temos muita alegria em compartilhar este momento".   

Cajazeiras - No Colégio Eduardo Bahiana, o aulão incluiu a programação preparatória para o Festival Literário Nacional (FLIN), que será promovido pelo Governo do Estado, no mês de novembro. Os estudantes revisaram conteúdos de Redação, assistiram a uma apresentação sobre as políticas afirmativas da UNEB e participaram de um momento de relaxamento. 

Sobre o UPT - O Programa Universidade para Todos é coordenado pela Secretaria da Educação do Estado e executado em parceria com as Universidades Estaduais (UNEB, UEFS, UESB, UESC). Trata-se de uma ação voltada para fortalecer a política de acesso à Educação Superior, direcionada a estudantes concluintes e egressos do Ensino Médio da rede pública estadual.

Em 2019, foram disponibilizadas 11.505 vagas. São 202 locais de funcionamento, distribuídos em 143 municípios do Estado da Bahia. O curso é presencial, com carga horária de 20 horas semanais e aulas das disciplinas Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia, tendo como objetivo consolidar e aprofundar conhecimentos adquiridos pelos alunos, preparando-os para os processos seletivos de ingresso ao Ensino Superior. Os aulões são mais uma ação pedagógico para potencializar o processo de ensino e aprendizagem.