Autonomia estudantil é a marca do Poncecast na EE João Ponce de Arruda

Mato Grosso do Sul

01.09.2025

Na Escola Estadual João Ponce de Arruda, em Três Lagoas, os estudantes  do 6º ao 9º ano lançaram o Poncecast, um podcast produzido por eles mesmos que faz parte do projeto “Jornal Escolar”, desenvolvido com a orientação dos professores David de Oliveira Souza e Luciana Rueda.

Cada episódio é planejado pelos próprios alunos, que pesquisam sobre o tema ou sobre os entrevistados, elaboram perguntas e conduzem as entrevistas com responsabilidade. Durante a exibição, são realizados sorteios, promovendo maior interação com os ouvintes e incentivando a participação da comunidade escolar.

O primeiro episódio foi ao ar no dia 9 de junho de 2025 e contou com a participação da vereadora Maria Diogo, professora da rede estadual, presidente do SINTED. A entrevista foi conduzida pelos estudantes Miguel Oliver de Lima Silva (8º B) e Jhennifer Ribeiro Teixeira (9º A), abordando temas como educação, cultura, esporte e a importância da participação dos jovens na política. Maria Diogo destacou sua trajetória, a defesa da educação como prioridade e incentivou os alunos a ocuparem espaços como o Grêmio Estudantil, para aprenderem a lutar por seus direitos.

O segundo episódio, publicado em 9 de julho de 2025, trouxe como tema a adoção e contou com a participação de Francieli Maria, presidente do GRAATA – Grupo de Apoio à Adoção Ato de Amor. A conversa foi conduzida pelos estudantes Samuel de Oliveira Viscovini (6º B) e Thales Rafael Muniz dos Santos (8º B), com acompanhamento do professor David de Oliveira Souza. Francieli compartilhou sua experiência como mãe por adoção, falou sobre a trajetória do grupo, a importância do preparo emocional das famílias e os desafios ainda existentes. “A adoção é um ato de amor e responsabilidade. As crianças não precisam de famílias perfeitas, mas de famílias que estejam prontas para amá-las de verdade”, destacou Francieli durante a entrevista.

O estudante Thales Rafael, do 8º B, comentou sobre o segundo Ponccast, “foi uma experiência incrível, aprendemos muito e conseguimos mostrar para outras pessoas o quanto o GRAATA é importante.”

De acordo com a professora Dr. h. c. Luciana Rueda, "o Poncecast é um projeto inovador no estado de Mato Grosso do Sul, executado com o apoio de parcerias que visam auxiliar no desenvolvimento dos estudantes."

O terceiro episódio, realizado em 13 de agosto de 2025, recebeu a coordenadora regional de educação Marizeth Bazé Kiill. A conversa abordou a trajetória da convidada na educação de Três Lagoas e de Mato Grosso do Sul, desde sua infância humilde até os desafios enfrentados como diretora. Marizeth relembrou momentos marcantes de sua carreira, como o período em que enfrentou a violência escolar e implantou o uso do uniforme na Escola Dom Aquino.

A coordenadora deixou uma mensagem inspiradora, “ o aluno tem que acreditar nele mesmo, mesmo diante de todas as dificuldades. O primeiro a acreditar tem que ser ele. Ele pode mudar a vida dele e da família. A educação é isso: mostrar que não são os problemas da vida que vão impedir a gente de caminhar”.

Novos episódios

O resultado dos Poncecasts tem sido surpreendente: além de desenvolver habilidades comunicativas, os estudantes estão mais confiantes e orgulhosos de verem seus conteúdos divulgados. “Nunca imaginei que poderia gravar um podcast, ainda mais em um estúdio de verdade. Estou muito feliz com o que estamos fazendo”, disse o estudante Samuel Viscovini, do 6º B.

Novos episódios estão sendo produzidos e os estudantes estão muito entusiasmados. O projeto está crescendo: o perfil JPDA NEWS no Instagram conta com 475 seguidores; no TikTok, 187; e no YouTube, 82 inscritos. No Instagram, vários vídeos já ultrapassaram 1.500 visualizações.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.