Avaliação em Larga Escala é realizada com estudantes dos Ano Iniciais do Ensino Fundamental para planejamento de 2022

Paraíba

20.10.2021

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, por meio do Programa Integra Educação Paraíba,  realiza de 04 a 30 de outubro a ‘Avaliação em Larga Escala’ nas escolas da Rede Estadual de Ensino e em 221 municípios participantes do Regime de Colaboração. Uma avaliação estadual que acontece de forma presencial seguindo os protocolos de segurança no combate à Covid-19, com o objetivo de verificar o aprendizado dos estudantes e em que pontos há mais dificuldade.

A Avaliação em Larga Escala é elaborada pelos especialistas da Comissão Permanente de Concursos (CPCON) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), seguindo as mesmas diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), compreendendo provas de Língua Portuguesa e Matemática. Serão avaliados aproximadamente 230 mil estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio em quase 3 mil escolas e 11 mil turmas por toda a Paraíba.

A ação possui dois principais objetivos: primeiro gerar dados para a atualização dos painéis de aprendizagem estaduais e municipais, permitindo aos municípios e à Rede Estadual verificar a aprendizagem de estudante a estudante, definindo as estratégias para o ano letivo. O segundo é permitir às escolas e sistemas de ensino preparar todos os estudantes paraibanos para a realização do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que ocorrerá entre novembro e dezembro deste ano.

Junto à avaliação, está sendo disponibilizado também um questionário online, para que os estudantes possam fornecer dados sobre a sua aprendizagem. Os dados do questionário serão usados para um estudo da Universidade Estadual da Paraíba e da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, visando aprimorar o planejamento para o ano letivo de 2022. 

O Secretário de Estado da Educação, Claudio Furtado, conta que a Avaliação promove a preparação de atividades pedagógicas voltadas para a necessidade do estudante. “A partir do Avaliação de Larga Escala será possível traçar estratégias para melhorar a qualidade da Educação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Diagnosticar a dificuldade do aluno e trabalhar em cima disso é colocar o nosso estudante como protagonista do seu processo de aprendizagem. O nosso objetivo é alfabetizar na idade certa e elevar o ensino de forma prática e objetiva”, disse.  

"Essa é a Avaliação em Larga Escala mais completa e inclusiva do país. Diferentemente do Sistema SAEB, que não avalia turmas multisseriadas e nem turmas com menos de dez estudantes, a Avaliação Estadual chegará nesses lugares, até mesmo nas escolas do campo mais distantes das sedes municipais. Queremos traçar um panorama completo da aprendizagem na Paraíba, para compreender efetivamente os efeitos da pandemia na aprendizagem e dotar os sistemas de ensino de dados valiosos para apoiar o planejamento estratégico das escolas", afirma Herbert Gomes, coordenador do Integra Educação Paraíba.

https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-educacao-e-da-ciencia-e-tecnologia/noticias/avaliacao-em-larga-escala-e-realizada-com-estudantes-dos-ano-iniciais-do-ensino-fundamental-para-planejamento-de-2022