Avaliações externas serão aplicadas nas Redes Públicas e Particular a partir de outubro

Secretaria de Estado da Educação do ES

13.09.2019

As escolas da Rede Estadual devem ficar atentas às avaliações externas que serão aplicadas nos próximos meses: em outubro acontece a prova do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes) e, em novembro, a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb/2019). A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) alerta toda a Rede a respeito da antecipação do Paebes para os dias 16 e 17 de outubro. A mudança aconteceu para não haver conflito de data entre as duas avaliações.

Farão a prova do Paebes alunos dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental. Já os alunos dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª e 4ª séries do Ensino Médio das Redes Estadual, Redes Municipais e Rede Privada farão o Paebes Alfa.

Além de avaliar Língua Portuguesa e Matemática, também será feita avaliação de Ciências da Natureza para o 9º ano do Ensino Fundamental e Física, Química e Biologia para as 3ª e 4ª séries do Ensino Médio.

Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)

A Avaliação da Educação Básica (Sabe), nos dias 21 de outubro a 1º de novembro, conta com um novo formato de avaliação. Uma das mudanças é a junção das avaliações Ana e Prova Brasil. O Saeb avaliará a Educação Infantil (Creche e Pré-Escola) de forma amostral e fornecerá informações por meio de questionários eletrônicos, sem avaliação formal de estudantes.

Outra novidade são os questionários eletrônicos para os diretores, secretários municipais de Educação e professores ou auxiliares de sala da Educação Infantil. Além disso, a participação de uma amostra de turmas do 2º ano do Ensino Fundamental da Avaliação também é inédita, permitindo que se trace um panorama da alfabetização no Brasil já em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Dia da Escrita

Durante o mês de outubro, também será realizado pela Sedu o “Dia da Escrita”, que será desenvolvido no dia 18 de outubro para todos os alunos das 3ª e 4ª séries do Ensino Médio. Os professores de Língua Portuguesa poderão, inclusive, utilizar essa nota como uma avaliação do 3º Trimestre.

Paebes Tri

Esse ano não será aplicado o Paebes Tri para os alunos das 3ª e 4ª séries do Ensino Médio. Essa avaliação será aplicada no dia 19 de novembro para alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio.