Banda composta por estudantes da EE Fernando Corrêa brilha no IV Festival da Canção das Escolas Estaduais

Mato Grosso do Sul

20.08.2025

Os talentos musicais da Escola Estadual Fernando Corrêa, em Três Lagoas,  conquistaram uma importante oportunidade: participar do IV Festival da Canção das Escolas Estaduais – Prêmio Helena Meirelles, promovido pela Secretaria de Estado de Educação, por meio do NUAC (Núcleo de Arte e Cultura), que ocorreu no dia 15 de agosto, em Campo Grande.

Com o tema “Arte e Cultura pela Paz: Caminhos para uma Convivência Harmônica”, o festival convidou estudantes a refletirem sobre empatia, respeito, inclusão e resolução de conflitos, reforçando o papel da arte como ferramenta de transformação social.

Com canções que falaram de paz, esperança, identidade e transformação, o Festival da Canção reafirmou sua importância como iniciativa que dá visibilidade ao talento dos jovens, promove o protagonismo estudantil e celebra a diversidade cultural de Mato Grosso do Sul.

A final contou com 10 finalistas de 7 municípios, todos representando suas escolas com composições autorais. O festival, que se consolidou como um dos maiores palcos de valorização da música estudantil no estado, reforça o papel da escola como espaço de criatividade, cultura e expressão artística.

A cada edição, o evento homenageia Helena Meirelles, reconhecida como a maior violeira do Brasil, e inspira novas gerações a manterem vivas as tradições regionais ao mesmo tempo em que dialogam com a diversidade musical contemporânea.

The Peace

Os representantes da Escola Estadual Fernando Corrêa (Banda The Peace) se destacaram na etapa inicial e foram selecionados para se apresentar em Campo Grande, a capital do Estado, onde concorreram ao prêmio principal, ficando com segundo lugar no certame, recebendo R$ 3 mil pela canção “Caminhos da paz”. Todos os finalistas receberam ainda um violão e uma medalha como forma de reconhecimento pelo talento e dedicação.

“A ida à capital é mais do que uma competição: é o reconhecimento do esforço, do talento e da dedicação desses alunos, que levam consigo a mensagem de que a convivência pacífica começa no respeito e na escuta ao próximo, parabéns a todos nossos estudantes e um agradecimento especial à Professora Jaqueline Carla e PCPI Neticia Matos pela dedicação e auxílio”, finaliza diretora Selma França Carvalho Vieira.

Confira mais informações e acompanhe essa jornada pelo link: https://www.instagram.com/reel/DLr7wIcOp55/?igsh=MTV2bjhnNTUzdGY5aw==

Adersino Junior, SED

Fotos: Ricardo Agra, Arquivo escolar.