Mato Grosso do Sul
15.09.2025A banda musical da Escola Estadual Professor João Magiano Pinto participou do Desfile Cívico organizado pelo município de Três Lagoas, por intermédio da Semec (Secretaria de Educação e Cultura).
A banda JOMAP é um projeto que faz parte do programa “Arte e Cultura na Escola”, uma promoção do Governo de MS, com a realização da Secretaria de Estado de Educação, por meio do NUAC (Núcleo de Arte e Cultura).
O projeto foi aprovado, pelo NUAC, em 6 de março de 2018 e, desde então, tem sido desenvolvido na Escola com apoio de toda a comunidade escolar. A banda foi criada inicialmente para recordar os tempos de glória da grande fanfarra do JOMAP que existiu nas décadas de 80 e 90, e também resgatar a cultura musical enraizada na comunidade escolar de uma das maiores e mais tradicionais escolas de Três Lagoas.
O projeto Banda de Música tem o objetivo de musicalizar estudantes tornando-os cidadãos mais sensíveis e participativos em seus meios sociais; cumprindo assim alguns dos princípios básicos previstos em nossa constituição, artigo 206 - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.
Hoje está sob a regência do Maestro Cristian Ferreira Dias, e o corpo coreográfico sob responsabilidade da professora Karciele Laranjeiras Tavares. A diretora Lourdes Alves Neres de Souza acompanhou a apresentação, “os estudantes brilharam na manhã de domingo às margens da Lagoa Maior no centro da cidade”, finaliza diretora.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.