Tocantins
08.07.2025A Banda de Percussão Falcões, do Centro de Ensino Médio de Taquaralto, embarcou na madrugada desta terça-feira, 8, em Palmas, com destino à Argentina, onde representará o Brasil no 2º Encontro Cultural de Bandas e Orquestras. O evento será realizado entre os dias 11 e 13 de julho, na província de Tucumán, e contará com a participação de grupos de diversos países.
Composta por 28 integrantes, entre estudantes e técnicos, a equipe conta com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, para participar do intercâmbio cultural.
Antes chamada de Fanfarra Escolar CEM de Taquaralto, a Banda de Percussão Falcões está sob a regência dos maestros Júlio Iglesias e Eliabe Moreira desde 2022. Desde então, o grupo tem se destacado em competições nacionais e internacionais, sendo convidado a representar o país no evento argentino.
“Receber esse convite para participar de um evento internacional significa que estamos no caminho certo. Esse intercâmbio vai contribuir muito para a formação dos estudantes, pois eles terão a oportunidade de perceber que podem evoluir musicalmente e alcançar o mesmo nível de outras bandas. Estamos muito felizes e confiantes de que faremos uma grande apresentação, mostrando ao mundo a qualidade dos grupos de percussão do Tocantins”, destacou o maestro Júlio Iglesias.
O estudante Yves Tiago contou que está ansioso, mas confiante para o evento. “É algo que a gente queria muito, então poder viajar com o grupo, que é como uma família pra mim, para realizar esse sonho é muito importante. Estou ansioso, mas ensaiamos bastante para fazer bonito na Argentina. Estou confiante de que vai dar tudo certo”, completou.
Prêmios
Em 2022, a Banda de Percussão Falcões foi campeã no Festival de Artes nas Escolas de Palmas. Em 2023, conquistou o título brasileiro na cidade de Amparo (SP), na categoria juvenil, com destaque para o Corpo Musical e o Pelotão Cívico.
Em 2024, o grupo venceu a Copa Palmas de Bandas e Fanfarras e também a Copa América, realizada em Itapema (SC), nas categorias Corpo Musical, Pelotão Cívico e Estandarte.
Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins
Seduc/Governo do Tocantins