Banda Marcial da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Ginásio Pernambucano (Cabugá) comemora 50 anos em solenidade no Centro de Convenções

Pernambuco

04.09.2019

A terça-feira (03) foi de saudosismo no Teatro Beberibe, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. À noite, dezenas de pessoas participaram da solenidade de comemoração dos 50 anos da Banda Marcial do Ginásio Pernambucano (unidade Cabugá), promovida pela Secretaria de Educação e Esportes (SEE). A festa reuniu ex-integrantes do grupo, educadores, estudantes da unidade de ensino e autoridades para celebrar o meio século de existência do grupo. A apresentação da banda marcou também a estreia do novo figurino dos integrantes.

A nostalgia tomou conta do evento, que também recebeu os familiares dos ex-integrantes. A abertura contou com a participação do secretário de Educação e Esportes em exercício, João Charamba, o secretário executivo de Planejamento e Coordenação, Severino Andrade, e o secretário executivo de Administração e Finanças, Ednaldo Moura. 

No palco, a mais nova formação da banda tocou músicas que marcaram o grupo seguindo uma ordem cronológica, começando pela década de 1970 até os dias atuais, com canções populares, religiosas e hinos. "Este é um momento muito feliz para todos nós que fizemos parte da banda do GP, pois conseguimos reunir músicos de todas as formações que hoje seguem carreiras diferentes, mas relembram dela como uma grande escola de disciplina, de cidadania e de arte", declarou Waldenilson Costa, gestor de ações culturais da SEE e ex-maestro da banda, posição que ocupou por 37 anos. 

Edvaldo Borges foi vice-presidente da banda na década de 1980. Na plateia, o músico não conteve a emoção. “É fantástico um evento como este, é uma emoção que a gente não tem como expressar. É a nossa história, a nossa vida. Quem fez parte do Ginásio Pernambucano e da banda, fez parte da história de Pernambuco. O grande propósito da banda sempre foi o de renovação, de educação através da música. O GP não forma somente grandes profissionais, forma também grandes cidadãos e grandes músicos”. 

Representando o secretário Fred Amancio, João Charamba falou da importância da banda para o Estado de Pernambuco. “Este aniversário da banda do GP tem um significado muito bonito para o povo pernambucano. Pernambuco é o estado que tem a maior quantidade de bandas e fanfarras do Brasil. E isso nos orgulha, porque é um trabalho que resgata vidas, que forma grandes cidadãos através da música. É a banda mais antiga do nosso estado e que serve de exemplo para todas as outras”, frisou.