Bimestre tem enfoque na cultura de paz, prevenção e combate ao bullying na Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho

Mato Grosso do Sul

21.06.2022

Durante o 2º bimestre, de maio e julho, a Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho, que oferta ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria”, elaborou um calendário de ações para fomentação à Cultura de Paz, Prevenção e Combate ao Bullying.

"As ações do 2º bimestre, inclusive o projeto de Cultura de Paz, foi planejado com análise de dados do 1º bimestre, quando recebemos reclamações de estudantes que estavam passando por essa situação indelicada de brincadeiras que ofendem, piadas desnecessárias. Nosso intuito é ouvir os estudantes e traçar planos de ação que possam tanto prevenir, como combater", frisou a diretora Érica Oliveira.

Para apoiar a equipe pedagógica na promoção da Cultura de Paz, o Grêmio Estudantil NGJGP-Nova Geração do JGP elaborou um cronograma de ações de prevenção e combate ao Bullying, que incluem palestras e escuta de estudantes. No mês de maio o Grêmio estudantil contou com o apoio do Clube de teatro para apresentar uma encenação de reflexão sobre a Cultura de Paz, que realizou uma apresentação em horário de almoço, do estudante Davi Costa Chaves, do 3º Ano do Ensino Médio, sobre combate ao Bullying.

Palestra

Nesta semana, de 14 a 24 de junho, a Pedagoga e Especialista em Educação, Rose Zozias, conversou com os estudantes sobre o tema Bullying e sobre a importância do respeito e do diálogo. Rose tem experiência na área educacional, no diálogo com estudantes e compõe a Secretaria de Educação da Prefeitura de Corumbá.

Nas salas de aula as temáticas de prevenção e combate ao Bullying foram trabalhadas pelas disciplinas de Intervenção Comunitária, com a professora Angélica Leal (ministradas no Ensino Médio) e pelas disciplinas de Arte e Projeto de Vida, com a professora Roseli Arévalo (ministradas no Ensino Fundamental).

Os estudantes produziram cartazes, histórias em quadrinhos, desenhos e até relataram alguns casos de bullying. "Esse projeto foi de extrema importância, pois conseguimos alinhar tanto nosso currículo acadêmico, quanto nos aproximamos dos estudantes, da vivência deles e assim estamos em processo dessa construção de cultura de paz, é um passo a cada dia, sempre com a necessidade de ouvir o estudante e ajudá-lo da melhor maneira possível", concluiu a professora Roseli.

A gestão da Escola da Autoria Júlia Gonçalves Passarinho parabeniza o Grêmio Estudantil Nova Geração, equipe pedagógica e agradece aos convidados que participam dessa luta ativa em promoção da paz e do respeito.

Adersino Junior, SED/MS