Governo convoca professores e gestores a avançar na qualidade do ensino em Goiás

Goiás

14.02.2023

Diretores escolares assumiram, na noite desta terça-feira (14/02), compromisso junto ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado, para melhorar o desempenho escolar dos alunos da rede estadual de ensino. O pacto foi firmado com estratégias e metas definidas, durante encontro de gestores com a presença do chefe do Executivo, realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em Anápolis.

“Me ajudem naquilo em que acredito: vamos ser o primeiro estado a romper o ciclo da pobreza com base na educação de qualidade”, pediu o governador, convocando diretores e professores a trabalhar pelo resultado esperado.

Com o avanço na qualidade do ensino em Goiás, a expectativa é elevar as notas do Estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação. Para isso cada unidade recebeu uma meta a cumprir, visando subir a nota geral de 5,3 para 5,6 no Ensino Fundamental e de 4,5 para 4,8 no Ensino Médio. 

Confiança

A secretária da Educação, Fátima Gavioli, também estava presente e demonstrou confiança na parceria entre o Estado e os gestores das 1000 unidades que compõem a rede. “Sei que os profissionais da educação vão se dedicar para que todo estudante termine o ano letivo sabendo o que precisa saber, estamos juntos”, garantiu.

Os números do Ideb divulgados no ano passado, referentes a 2021, colocaram Goiás no segundo lugar nacional. A posição foi considerada positiva, já que o período registrou impacto da pandemia na aprendizagem dos alunos. A expectativa da Seduc é que a retomada das atividades presenciais e os investimentos da gestão estadual na área gerem impacto positivo no indicador. Entre as medidas, estão ações de reforço escolar, utilização de plataformas interativas e adequação de conteúdos.

Repasses

Durante o 3º Encontro de Gestores Escolares da Rede Estadual, Caiado também anunciou o repasse de R$ 58 milhões às escolas, para este ano, por meio de diferentes programas de incentivo, como Pró-Escola, Gás na Escola e Programa Pequenos Reparos. Desde 2019, o governo estadual investiu mais de R$ 5 bilhões no setor. “Estamos revolucionando a educação. Vamos dar às crianças e aos jovens a perspectiva de vencer na vida, de acordo com a vocação de cada um”, finalizou.