Por meio da simulação do processo legislativo, o programa Parlamento Jovem Brasileiro proporciona a estudantes do ensino médio a oportunidade de compreender como funciona o Congresso Nacional e de conhecer melhor a dinâmica das instituições democráticas do País.
Nesta segunda feira, 22/9, foi realizada a cerimônia de abertura da 11ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro – PJB, programa desenvolvido pela Câmara dos Deputados em parceria com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação – Consed, que visa proporcionar o aprendizado prático das atividades legislativas, a partir de simulação dos trabalhos parlamentares e do processo legislativo a alunos do ensino médio ou técnico da rede pública e privada de ensino de todo o país. Participaram da mesa de abertura, diretores da Casa Legislativa e representando o O diretor geral da Câmara, Rogério Teixeira, salientou que o papel do poder legislativo é representar a diversidade. “É o poder mais próximo da população, mais aberto a críticas e o que exerce o maior valor da política brasileira, a democracia. A programação do projeto é para levá-los a vivenciar o processo democrático no Congresso. Parabéns a todos e ao Consed por participar e nos apoiar. Deem o melhor de si.”, pediu o diretor aos alunos. Após a cerimônia, foram realizadas palestras sobre o papel institucional da Câmara e o processo legislativo, com orientações sobre os trabalhos a serem desenvolvidos. Durante os cinco dias, 78 estudantes com idade entre 16 e 22 anos desfrutarão de uma intensa programação, que inclui atividades parlamentares como posse, eleição da Mesa Diretora, debate e votação em comissões, reunião do Colégio de Líderes e votação em Plenário, a fim de proporcionar reflexão sobre questões de representação, participação e cidadania. 846 jovens já participaram do processo. As despesas com passagens aéreas, acomodações, alimentação e deslocamento dos estudantes serão de responsabilidade da Câmara dos Deputados. Durante o evento em Brasília, os jovens serão acompanhados pelos coordenadores estaduais, designados pelas Secretarias Estaduais de Educação, e por profissionais de relações públicas da Câmara dos Deputados.
Consed a secretária da Educação e do Esporte do Amapá, Elda Araújo, a qual destacou que o programa “é uma experiência transformadora para os jovens, não apenas os selecionados, mas todos àqueles que participam em todas as etapas do programa, como também para professores, pais e parlamentares”, afirmou. Também esteve presente no ato inaugural a secretária executiva do Consed, Nilce Rosa da Costa.