Campanha “Agosto Lilás” na Rede Estadual de Ensino é tema de 13ª Live da SED

Live da Educação

10.08.2020

Campo Grande (MS) – Governo de MS, através da Secretaria de Estado de Educação (SED), realizou, na tarde desta segunda-feira (10.08), ás 15h, a décima terceira Live, transmitida no canal da rede social do Governo de MS (Facebook), que tem como finalidade atender questionamentos da população, enviados via redes sociais, como também, sanar dúvidas de âmbito pedagógico e tecnológico da comunidade escolar de Mato Grosso do Sul.

Secretária de Estado de Educação, Cecilia Motta, foi responsável pela abertura das transmissões. A abordagem da semana foi quanto a Campanha “Agosto Lilás” na Rede Estadual de Ensino. A campanha é voltada para o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

live desta segunda-feira contou com a participação da coordenadora de Psicologia Educacional da Secretaria de Estado de Educação, Paola Nogueira Lopes, que falou sobre violações, violências e abusos sofridas pelos estudantes, qual o papel da escola diante desta situações, em momento de pandemia, “o estudante se sente seguro para relatar as denúncias na escola, portanto, trabalhamos estratégias, protocolos, maneiras de subsidiar professores para orientar os estudantes, como ambiente acolhedor e instrumentaliza-los onde buscar a ajuda e encaminhar em situações de violação e violência”.

Agosto Lilás

A convidada desta semana é subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres de MS, Luciana Azambuja, ela abordou sobre a campanha “Agosto Lilás”, voltada para o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, foi instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com objetivo de divulgar a Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento e os mecanismos de denúncia existentes.

De acordo com subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres de MS, a campanha nasceu em 2016, idealizada pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), para comemorar os 10 anos da Lei Maria da Penha, reunindo diversos parceiros governamentais e não-governamentais, prevendo ações de mobilização, palestras e rodas de conversa – e desde então, vem se fortalecendo e consolidando como uma grande campanha da sociedade no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, que já alcançou um público aproximado de mais de 300 mil pessoas em todo o Estado ao longo dos anos.

Luciana Azambuja menciona que, desde início da pandemia, Governo de MS vem trabalhando, para buscar alternativas para combater a violência contra mulher, “se a mulher não pode acionar o 190, criamos canais silenciosos, onde ela pode usar o site www.naosecale.ms.gov.br,  também, através do canal MS digital, as mulheres podem realizar a denúncia”, enfatiza.

Em razão da pandemia, nesse ano não serão realizados eventos, nem encontros presenciais: a campanha Agosto Lilás será virtual, com lives, workshops, rodas de conversa online, posts nas redes sociais, entrevistas em rádios, sites e jornais; usando da tecnologia, o objetivo é alcançar os 79 municípios sul-mato-grossenses e sensibilizar toda a sociedade, para que se engajem na campanha de prevenção e combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.

WebSED – História no Ensino Fundamental

Desde o final de julho, a Secretaria de Estado de Educação realiza o Webinário da SED, com o objetivo de levar orientações acerca do Currículo de Referência do Ensino Fundamental e, também, trocas de experiências para os professores – neste primeiro momento - do de todas as redes de MS, durante este período de aulas não presenciais.

Nesta quarta-feira, às 15h, teremos mais uma edição do WebSED. Desta vez, o tema vai ser “História no Ensino Fundamental”. Como de costume, a transmissão vai ser pelo canal da SED no youtube, aberta para todos os professores de história e também para os pedagogos que atendem essa etapa da educação básica.

Texto: Adersino Junior – Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul