Campanha de Conscientização - Maio Laranja é realizada na EE Professor Bráz Sinigáglia

Mato Grosso do Sul

22.05.2025

Durante as aulas da Unidade Curricular Desenvolvimento Local, os estudantes do Itinerário Formativo Profissionalizante: Analista de Marketing Digital e E-commerce da Escola Estadual Professor Bráz Sinigáglia, do município de Bataguassu, sob orientação da professora e supervisora do Itinerário, Tamires Klebis Galharde, realizaram uma campanha de conscientização referente ao Maio Laranja, mês dedicado ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

A campanha foi desenvolvida na ONG Leãozinho do Pardo e além conduzirem as atividades da campanha, os estudantes também assistiram a uma apresentação realizada pelas próprias crianças da ONG, fortalecendo a troca entre os grupos e promovendo um ambiente de aprendizado mútuo.

A interação gerou um espaço de escuta, expressão e respeito, no qual tanto as crianças do projeto quanto os adolescentes do Ensino Médio puderam desenvolver competências socioemocionais, como consciência social, empatia, responsabilidade e colaboração, alinhadas às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A conscientização também foi realizada nas dependências da própria unidade escolar, pelo Itinerário Formativo Profissionalizante: Assistente Administrativo, em parceria com o Grêmio Estudantil Fênix. Nesta ocasião, os estudantes realizaram uma apresentação e convidaram os colegas de toda a escola a lerem textos de conscientização, em um exemplo de trabalho colaborativo entre a supervisora do Itinerário, Tamires Klebis Galharde, a professora coordenadora de Práticas Inovadoras, Gabriela Donaton, e a professora coordenadora da Área de Linguagem, Adriana Chiarioni.

Acolhida

A ação contou com a acolhida da vice-presidente do Rotary Clube de Bataguassu, Camila Parise Cavalcante, e da coordenadora do Projeto Leãozinho do Pardo, Rosangela da Silva Souza Faria, às quais os estudantes e a equipe gestora da E.E. Prof. Bráz Sinigáglia expressam sincero agradecimento pelo apoio e pela receptividade.

O diretor Clodoaldo Pires de Faria, o diretor adjunto Márcio Rodrigo Vilela Duarte e a coordenadora pedagógica Márcia Freitas parabenizaram todos os envolvidos pela dedicação, sensibilidade e compromisso com a formação cidadã e a transformação social.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.