Campanha de conscientização “Xô Dengue” é realizada na Escola Estadual Professor Alício Araújo

Mato Grosso do Sul

04.04.2024

A Escola Estadual Professor Alício Araújo, que oferta educação em tempo integral, no município de Dourados, realizou a campanha de conscientização “Xô Dengue” com o objetivo de contribuir para a Campanha Nacional de Combate à Dengue.

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o Brasil enfrenta um expressivo aumento de casos de dengue. Dourados foi a primeira cidade do Brasil a realizar a vacinação em massa contra a dengue, abrangendo a faixa etária de 4 a 59 anos.

Com o intuito de conscientizar os estudantes, foi desenvolvida a ação intitulada “Xô Dengue: Uma Campanha de Conscientização”. Nesse projeto, os alunos do 2º ano do ensino médio tinham como objetivo produzir materiais para uma acolhida aos demais estudantes da escola, visando conscientizá-los sobre os perigos da dengue e enfatizando a importância da vacinação para o combate à doença.

ABP

O projeto foi idealizado pelo professor mestre Kennedy dos Santos Silva, Instrutor do SENAI, que ministra disciplinas do Itinerário Formativo Profissional na escola. Foi adotada a metodologia ativa Atividade Baseada em Projeto (ABP), que se caracteriza por utilizar cenários da vida real para estimular as habilidades de solução de problemas e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.

“Esse projeto é extremamente importante para o cenário atual. Uma campanha social aliada aos conceitos desenvolvidos na disciplina, por meio de uma metodologia de ensino com foco no estudante, é fundamental para mostrar aos estudantes que eles podem fazer a diferença e contribuir com ações tão importantes como a campanha contra a Dengue. A responsabilidade no combate ao mosquito e à doença é de todos nós!”, enfatizou o professor Kennedy.

Os materiais foram elaborados durante as aulas da disciplina Desenvolvimento WEB, utilizando a Plataforma Canva, uma ferramenta gratuita de design gráfico online, para aplicar os conceitos de Design e Layout em Banners Digitais.

Dessa forma, foi possível estabelecer um diálogo com o público para reforçar ações de prevenção, cuidado com a saúde e práticas para eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti.

Acolhida

Após a finalização do material, os panfletos foram impressos e expostos durante a acolhida à comunidade escolar pela manhã, que ocorre todos os dias no modelo da escola da Autoria. “Os estudantes do 2º ano apresentaram seus panfletos aos colegas e professores, divulgando formas de prevenção, atenção aos sintomas e incentivando a vacinação”, enfatiza diretor Marcos Falco de Freitas.

 “Em Dourados está acontecendo a vacinação e muitas pessoas ainda não tomaram a vacina. Eu gostei muito de participar dessa campanha porque foi importante para incentivar e orientar todos. Além disso, eu consegui usar o que aprendi na disciplina, como o uso correto das cores, a estrutura do panfleto, quando criei o meu panfleto. Na acolhida foi muito legal, porque muitos professores e estudantes pararam para ler meu panfleto, teve professores que elogiaram os panfletos por estar chamando atenção e estar bem legal. Foi uma experiência muito legal para mim saber que eu ajudei a lembrar as pessoas da importância do combate”, relatou a estudante Ênily Cristina de Souza Oliveira, de 15 anos.

O Itinerário de Formação Técnica e Profissional na escola é oferecido no ensino médio, por meio dos cursos de Assistente de Manutenção de Computadores e Infraestrutura de Redes para o 1° ano, Desenvolvedor de Páginas Web para o 2° ano e Desenvolvedor de Sistemas Computacionais para o 3º ano, por intermédio da parceria entre a SED (Secretaria de Estado de Educação) e o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar