Campanha Setembro Amarelo será realizada nas escolas estaduais

Secretaria de Educação do Rio de Janeiro

11.09.2019

A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) promove a campanha Setembro Amarelo nas escolas da rede pública. A iniciativa tem como objetivo a conscientização sobre a prevenção do suicídio. Nas unidades de ensino, especialmente neste mês, serão promovidas rodas de conversa, palestras e outras atividades com foco neste tema.

Na última segunda-feira, dia 9, a Seeduc realizou o seminário de abertura da “Campanha Setembro Amarelo: Educação pela Vida”. Professores e alunos participaram de palestras, debateram formas de identificação e acolhimento dos jovens alunos e, também, conheceram boas práticas realizadas por grêmios estudantis.

O secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, declarou que os profissionais da Seeduc estão atentos a essas questões e que, durante todo o ano, são realizadas ações pontuais como forma de prevenção e reflexão.

– Como o público principal da rede estadual é formado por jovens e que estão expostos a essas causas e consequências, a Seeduc com o Programa Cuidar, por exemplo, está contratando assistentes sociais, psicólogos e psicopedagogos, saindo de uma realidade em que só contava com oito profissionais dessas formações e passará a ter 88. Esses especialistas realizarão palestras de prevenção à violência e poderão identificar e tratar casos como depressão e ansiedade, entre outros – disse o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes.