Cap faz exposição de materiais sobre Braile

Acre

27.10.2017

O Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (Cap) realizou na noite desta quarta-feira, 4, uma exposição de materiais didáticos e pedagógicos voltados ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) da pessoa com deficiência visual.

A exposição apresentava aos visitantes diversos materiais sobre o Sistema Braille – modalidade de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão – produzidos durante um curso oferecido pela instituição. Entre os objetos, destaca-se um portfólio com conteúdos do curso, como produção e transcrição de texto, além do alfabeto do sistema.

“Todos os materiais expostos são voltados para o atendimento do aluno que está na escola e que precisa de recursos e atendimento especializado, para que ele tenha sucesso em seu processo de ensino aprendizado”, explica a coordenadora do Cap, Gercineide Maia.

A ministrante do curso, professora Nercy Barbosa explica que os kits pedagógicos ajudam no processo de alfabetização. “ Os cursistas criaram portfólio, Cela Braille, Alfa Braille e outros recursos táteis, que servem para que o aluno seja atendido no seu processo de iniciação de leitura e de escrita do Sistema Braille”, enfatiza.

Alguns dos objetos vão ficar no Cap outros vão para as salas do AEE das escolas da rede pública de ensino.  “Esse material é um kit emergencial, eles saem daqui prontos. Se esses cursistas forem solicitados para trabalhar na sala de AEE com uma criança cega eles não chegaram lá despreparados”, diz Nercy.