Capacitação para multiplicadores em bioeconomia na Educação Profissional e Tecnológica é concluída

Tocantins

26.05.2023

A formação “Capacitação de Multiplicadores em Bioeconomia na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na Amazônia Legal” ocorre na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas, e é ministrada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), instituição responsável por formular, planejar, coordenar, implementar, monitorar e avaliar políticas públicas de Educação Profissional e Tecnológica desenvolvidas em regime de colaboração com os sistemas de ensino e os agentes sociais parceiros.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em setembro do ano de 2022, formalizou adesão ao Edital número 94/2022 do MEC, que efetiva a Capacitação de Multiplicadores em Bioeconomia para a Amazônia Legal, que tem como objetivo a elaboração participativa de Itinerários Formativos e curriculares para cursos de Bioeconomia na Educação Profissional Tecnológica na Amazônia Legal.

No Tocantins, foram selecionados 10 servidores da Rede Estadual de Educação para atuarem como multiplicadores nessa ação, que tem como meta ampliar a formação profissional a partir de cursos técnicos e de qualificação profissional para o desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis. 

Entre as atividades desenvolvidas na formação, destacam-se oficinas curriculares para Bioeconomia, na capacitação que tem o apoio da Agência Alemã de Cooperação Internacional Deutsche Gesellschaft fur Internactionale Ausammenardbeit (GIZ-Gmbh) e execução da Gopa Worldwide Consultantes Gmbh.

As oficinas abrangem os temas Produção primária da sociobiodivesidade; Cadeias produtivas e de valor de interesse da bioeconomia do Estado; Atendimento de Interesse regional e educação profissional voltada para o empreendedorismo; Comercialização e mercado; Setor Agroindustrial de empreendimentos da agricultura familiar de extrativistas, povos indígenas e populações tradicionais: Tecnologia e inovação para os processos produtivos e agroindustriais dos empreendimentos da agricultura familiar. Será uma oportunidade de estudar os conceitos da bioeconomia e da economia verde, abrindo espaços para a discussão sobre as novas formas de produzir e consumir de forma sustentável. 

O assessor especial da Setec/MEC, Antônio dos Santos Júnior, enfatiza o objetivo da formação. “A Bioeconomia proporciona o desenvolvimento da região amazônica mantendo a floresta em pé, envolvendo os institutos federais, as redes de escolas dos estados e o sistema S. Almejamos que essas redes potencializem o que elas já vêm desenvolvendo na bacia amazônica promovendo a educação tecnológica para além das capitais. Devemos planejar um meio de levar a educação tecnológica e profissional para outras localidades como para a educação do campo, quilombola e povos tradicionais, numa promoção empreendedora, em que essas populações possam melhorar suas vidas”, destacou.

O coordenador de Bioeconomia do projeto Profissionais do Futuro da Cooperação Técnica Alemã, Marcelo Nunes, comenta sobre o trabalho com a bioeconomia. “Esperamos ampliar a oferta de Educação Profissional e Tecnológica na região amazônica e Tocantins, na elaboração de currículo, sobretudo, nos setores de fruticultura, do cerrado, floresta, pesca e aquicultura, ampliando tudo isso para as regiões que envolvem as populações ribeirinhas, quilombolas e povos originários”, enfatizou.

O professor Valmir Crispim Santos, da Escola Estadual Agrícola David Aires França, localizada na zona rural, da Diretoria Regional de Educação de Arraias, salientou a importância do trabalho voltado para uma metodologia diversificada. “As ações proporcionam diversificação das práticas pedagógicas, podendo abranger outras formas de atuação dos profissionais na escola e na sociedade, o que pode proporcionar novas formas de ação que preserve o meio ambiente e garanta um meio ambiente saudável para todos”, pontuou o professor.

Capacitação de Multiplicadores em Bioeconomia - EPT na Amazônia Legal

As atividades de formação no Tocantins tiveram início no mês de novembro de 2022, com a formação realizada em dois ciclos promovidos no formato on-line. O primeiro ciclo ocorreu entre os dias 1º e 4 de novembro; o segundo foi realizado nos dias 8, 9, 16 e 17; e a terceira etapa foi realizada entre os dias 24 e 26 de maio de 2023.

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins

Abrão de Sousa/Governo do Tocantins