Caravana Avança Ideb fortalece ações de preparação para o Saeb 2023

Alagoas

10.05.2023

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) deu início a mais uma etapa da Caravana Avança Ideb, que promove uma grande mobilização entre as escolas estaduais para a melhoria dos índices educacionais do Estado. Nesta terça-feira (09), foram realizadas formações em Maceió, Viçosa, União dos Palmares e Pão de Açúcar. No decorrer da semana, todas as Gerências Regionais da Educação (Geres) promoverão atividades com foco nas metas da aprendizagem e apoiando as equipes pedagógicas das escolas na elaboração de estratégias de preparação para a prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Em visita à formação da 1ª Gere, na Escola Estadual Edmilson Pontes, em Maceió, o secretário de Estado da Educação, Marcius Beltrão, conversou com as equipes pedagógicas de 49 unidades de ensino.

“Nosso maior objetivo é alcançar um resultado de excelência em todo o Estado e, também, dar um suporte aos municípios para que possamos avançar na proficiência do Saeb, tanto nos anos iniciais como também nos anos finais do ensino fundamental. Afinal, sabemos que, preparando essa base, teremos estudantes cada vez mais capacitados, um ensino médio fortalecido e a garantia de uma alfabetização de qualidade”, avaliou o secretário.

Planejamento

Durante esta semana, as formações seguem simultaneamente em todas as Gerências Regionais com o objetivo de mobilizar as escolas e estimular uma maior participação dos estudantes na avaliação do Saeb. À frente da Superintendência de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Políticas Educacionais da Seduc, Jacielma Pereira destaca que o alcance das metas da aprendizagem impactam diretamente na melhora do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Nós traçamos um planejamento para trabalhar essas trilhas formativas, especialmente voltadas para o alcance das metas de aprendizagem. Dessa forma, pretendemos motivar e mobilizar coordenadores, articuladores e gestores para entender a meta da sua unidade de ensino, que é desdobrada em proficiência e fluxo. A partir daí, eles serão estimulados a traçar um plano de ação estratégico, com ações pedagógicas para alcançar essas metas. O resultado dessas ações vai impactar diretamente o Ideb”, afirmou Jacielma.

Prova

O Saeb é uma avaliação nacional aplicada com estudantes dos 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio, cujo propósito é identificar a qualidade do ensino ofertado, permitindo às escolas e redes municipais e estaduais da educação traçar estratégias e políticas públicas para uma aprendizagem de qualidade.

Este ano, as provas acontecem no período de 23 de outubro a 03 de novembro, e os resultados de cada escola nestes testes serão utilizados para o cálculo do Ideb da instituição.

Editorias

Joyce Andrea, sob supervisão / Ascom Seduc