Caravana da Educação movimenta comunidade escolar do Agreste

Pernambuco

17.05.2019

Após contemplar a comunidade escolar de municípios da Região Metropolitana e Zona da Mata pernambucana, a Caravana da Educação chegou ao Agreste. Nesta sexta-feira (17), a cidade de Belo Jardim recebeu a comitiva do Governo do Estado para mais um dia dedicado à educação. Promovida pela Secretaria de Educação e Esportes (SEE), a ação deu um show de cultura nordestina e mobilizou mais de 1.500 estudantes da Rede Estadual. Divididos entre as atividades dos Polos Cultural e Esportivo, os estudantes participaram de competições esportivas e atividades culturais. Paralelamente à Caravana, a comitiva da pasta realizavam a reunião de Pactuação e Metas 2019, um dos eventos mais importantes do calendário anual da educação.

O colorido tomou conta da quadra poliesportiva da Escola Técnica Estadual (ETE) Edson Mororó Moura, que sediou o polo cultural com apresentações de quadrilha, xaxado, forró, caboclinho, ciranda e frevo, enaltecendo a cultura do Estado. Responsáveis por abertura do polo, os integrantes da quadrilha junina não escondiam o entusiasmo da apresentação. “Foi maravilhoso participar deste momento, eu nunca tinha dançado em uma quadrilha e poder fazer isso na minha escola, para receber outras escolas foi muito satisfatório. Integrar tantas escolas da região em uma manhã é algo que nunca vamos esquecer”, ressaltou a estudante do 2° ano da escola técnica, Ellem Camili.

O coral de libras da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Agamenon Magalhães, de São Caetano, emocionou o público. Com coreografia criada especialmente para o evento, o grupo de forró da EREM de Belo Jardim foi uma das apresentações mais aplaudidas pela plateia. “Não seremos mais os mesmo depois da Caravana. Criamos laços que antes não existiam, conhecemos outras pessoas e trocamos experiências, foi recompensador", declarou a estudante do 2° ano da escola, Eduarda Sobral.

Simultaneamente, em outro ponto da cidade, a EREM de Belo Jardim concentrava as atividades do polo esportivo. Na quadra da escola, aproximadamente 500 estudantes participaram de jogos como Handebol e Hóquei, além da Ginástica Rítmica, aula de Zumba e jogos de tabuleiro. Com o jogo de damas gigante, os estudantes do 3°ano da EREM Frei Cassiano, de Belo Jardim, tiveram uma manhã divertida. “Está participando do polo esportivo na Caravana da Educação é uma oportunidade ímpar de conhecimento. Estamos aqui mostrando um pouco do trabalho desenvolvido para outras escolas e interagindo com pessoas de todos os lugares da nossa região”, pontuou o estudante Jonas Ramon.

Enquanto os jovens estavam concentrados nas jogadas do xadrez, a equipe de hóquei da Escola Professor Donino agitava a quadra. Com os tacos  criados pelos próprios alunos, a equipe trouxe a modalidade para apresentar é incentivar outros jovens. “Percebendo a necessidade de integrar os jovens a um novo esporte, mostrar novas possibilidades de jogos pensamos no hóquei, criamos os instrumentos e trabalhamos a prática e a teórica, hoje queremos mostrar para as outras escolas essa modalidade e incentivar novos adeptos  modalidade.

Quem esteve no polo foi o atleta de ciclismo Thyago Costa, dono de quase 100 títulos nacionais, incluindo vice-campeão Brasileiro do ranking nacional, medalha de bronze no Campeonato Brasileiro, dentre outros. “O esporte mexe com tudo, com a educação e com a saúde. Então, é muito bom estar aqui para incentivar esses jovens”, disse o atleta. O atleta também faz parte do programa Bolsa Atleta do Governo do Estado de Pernambuco. “A possibilidade de receber o passaporte esportivo do Governo do Estado é de grande importância para o atleta. Me sinto feliz em estar presente com meus colegas para esta conquista”, completou. Thyago também acompanhou a entrega das passagens do programa a Sofia Nunes e Pablo Matheus, que seguirão para o Pan Americano/ Latino Americano de BMX Race, em Americana, no Estado de São Paulo.

Para o gestor da Gerência Regional de Educação (GRE) Caruaru, Flávio Carlos, a Caravana só chegou para agregar. “Essa é a Educação em movimento, reunimos cerca de 1.500 estudantes em dois polos com muita cultura. Foi uma manhã muito especial e nos proporcionou muita alegria. Além de toda esta programação da Caravana, estamos realizando a Pactuação de Metas para que nossos resultados fiquem cada vez melhores”, pontuou Flávio.