Carreta odontológica retorna atendimento a estudantes com início das aulas na rede estadual

Roraima

03.02.2023

O Programa Sorriso é Arte, do Governo de Roraima, volta em 2023 com mais atendimentos odontológicos aos estudantes da rede pública estadual de ensino, por meio da carreta móvel itinerante. A partir do dia 1º de fevereiro, com o início das aulas, os atendimentos ocorrerão na Escola Estadual Monteiro Lobato, localizada no centro de Boa Vista. A carreta permanecerá na escola durante todo o mês.

Para o secretário de Educação e Desporto, Nonato Mesquita, o programa vai continuar ajudando alunos que muitas vezes não têm condições de serem atendidos por um dentista regularmente, comprometendo inclusive, o aprendizado dentro de sala de aula.

“Foi um projeto lançado ano passado que vai continuar. A saúde bucal do nosso alunado é fundamental para facilitar o aprendizado, melhorar a concentração e a dedicação. É importante salientar que não existe quantitativo de procedimentos odontológicos por aluno”, detalhou.

Logo que os trabalhos forem concluídos na Escola Monteiro Lobato, outras duas unidades serão atendidas no próximo mês.

Estudantes do interior também serão atendidos com o serviço

O Programa Sorriso é Arte é realizado pela Seed (Secretaria de Educação e Desporto) por meio do DAE (Departamento de Apoio ao Educando). A previsão é que no mês de março, outras duas escolas sejam beneficiadas, assim como o interior do Estado, que começará a ser atendido por outra carreta, totalmente equipada.

“A empresa que faz os atendimentos está realizando todos os ajustes necessários para que os alunos do interior também sejam assistidos”, disse o chefe da Disau (Divisão da Saúde do Educando) do DAE, Izerbledson Franco.

8 MIL PROCEDIMENTOS

O veículo adaptado iniciou as atividades em novembro de 2022. Nos dois primeiros meses de funcionamento, o Sorriso é Arte contabilizou 1.757 atendimentos e 7.948 procedimentos.

Os primeiros estudantes atendidos foram do CEM (Colégio Estadual Militarizado) Luiz Rittler Brito de Lucena, no bairro Nova Cidade, durante o mês de novembro. Foram 1.254 atendimentos e 5.767 procedimentos. A segunda unidade atendida em dezembro, foi o CEM Severino Cavalcante, no Pintolândia, onde foram realizados 503 atendimentos e 2.181 procedimentos.

A carreta é equipada com oito gabinetes odontológicos que podem ser utilizados para atendimentos simultâneos e também possui elevador para pessoas com mobilidade reduzida.  Oito dentistas realizam os procedimentos com previsão de dez atendimentos por dia para cada profissional, o que equivale a uma média de 400 atendimentos semanais.

Entre os procedimentos realizados, estão a manutenção corretiva e preventiva, procedimentos leves e moderados, como obturações, extrações e limpeza.  Casos mais complexos que forem detectados serão encaminhados para tratamentos mais específicos.

O Programa também prevê o fornecimento de material e insumos, além da aplicação de flúor coletiva e escovação supervisionada. O espaço também poderá ser utilizado para orientações sobre higiene e saúde bucal. Os recursos investidos são do Tesouro Estadual na ordem total de R$ 30 milhões.

Por Layse Menezes
Fotos: ASCOM - SEED