Centro Estadual de Apoio ao Estudante com Transtorno do Espectro Autista realiza projeto de Realidade Virtual

Mato Grosso do Sul

21.12.2022

A Superintendência de Políticas Educacionais (SUPED), por meio da Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial (COPESP), por intermédio do Centro Estadual de Apoio Multidisciplinar Educacional ao Estudante com Transtorno do Espectro Autista (CEAME/TEA), desenvolveu no período de 23 de novembro a 09 de dezembro, com os estudantes do AEE do CEAME/TEA, a coleta de dados para contemplar o projeto denominado "Uso de Realidade Virtual para Ensinar Habilidades de Vida Diária para Estudantes com Transtorno do Espectro Autista”,

O projeto está sendo desenvolvido pela Educação Especial, mais especificamente com os estudantes do AEE do CEAME/TEA, em conjunto com o grupo Therafy. Os estudantes participaram de uma experiência virtual, onde se sentem dentro de um cenário realista em que acontecem situações da vida diária, através de jogos que apresentam lições para o aprendizado de reconhecimento de emoções, contextos sociais e para ensinar a atravessar a rua de forma segura, dentro de uma plataforma de realidade virtual. 

Realidade Virtual

Considera-se que a Realidade Virtual, por meio da imersão, propicia maior realismo nos treinos, levando a um potencial generalizado mais rápido das habilidades aprendidas. Além disso, permite um maior foco do usuário levando a menos distrações e um maior aprendizado.

Vale ressaltar, que o software utiliza a tecnologia de inteligência artificial de reconhecimento de voz, que entende as respostas dos usuários e fornece um feedback imediato, permitindo uma melhor interação do estudante durante o processo de aprendizado.

Após a participação, os estudantes relataram sobre a experiência vivenciada durante os jogos, demonstrando interesse, e ainda, alguns colaboraram com sugestões para jogos futuros. O projeto terá continuidade no ano de 2023, buscando inovações e modernidade frente ao atendimento aos estudantes com transtorno do espectro autista.

Adersino Junior, SED/MS