CEEJA de Dourados e SAS realizam a 2ª Feira Cultural Socioeducativa

Mato Grosso do Sul

01.12.2023

Estudantes das unidades socioeducativas de Dourados estiveram no Fórum Municipal de Dourados, no dia 20 de outubro, participando da 2ª Feira Cultural Socioeducativa, um evento enriquecedor que foi marcado por reflexão, aprendizado e novas perspectivas.

A parceria entre o CEEJA (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos), responsável pela execução do Projeto Avanço do Jovem na Aprendizagem, e a SAS (Superintendência de Assistência Socioeducativa), resultou na realização da segunda edição da Feira Cultural. Estudantes das UNEIs Laranja Doce e Esperança foram acompanhados por agentes penitenciários e diretores, deslocando-se até o Fórum para participarem de atividades planejadas especialmente para eles.

O evento contou com apresentações culturais, exposições dos trabalhos realizados ao longo do ano letivo, palestras e performances dos próprios estudantes, demonstrando seus conhecimentos e habilidades adquiridos em sala de aula.
Além da equipe pedagógica do CEEJA de Dourados, estiveram no evento diretores das UNEIs, representantes da CRE 5 (Coordenadoria Regional de Educação), professores da UEMS, representante da Polícia Militar Ambiental, autoridades do Poder Judiciário e da Superintendência de Assistência Socioeducativa.

Na abertura foi exibido um vídeo em que a professora Aparecida Jeanne e os estudantes da Unei Laranja Doce, que cursaram o Ensino Médio com a Qualificação Profissional, mostram as expectativas, após a conclusão desta etapa. As atividades iniciaram com a apresentação da música “Paciência”, do cantor Lenine, realizada pelo professor de Filosofia Leonardo Pescinelli. Em seguida, o professor Administrador e Pedagogo, Saulo Brum, conversou com os presentes sobre Autoestima e Confiança.

O representante da Equipe do SEAPE (Serviço de Apoio ao Processo Educativo) da Coordenadoria Regional de Educação CRE 5, assistente social Ramiro Palicer, apresentou uma palestra com o tema “Formar ou Transformar”.

As apresentações dos estudantes abrilhantaram a tarde, sob a orientação das professoras Gizelli Nantes e Almerinda Ribeiro, em que elaboraram e apresentaram canções e poemas de própria autoria, envolvendo temas como: Direito da Criança e o Estatuto da Criança e do Adolescente, além de reflexões como a música “Liberdade” e a poesia “Por que”. As apresentações foram finalizadas com a exibição do “Jornal Laranja Doce”, que foi elaborado pelos estudantes com auxílio da Professora Juliana Teixeira.

Marcos José Sant Ana Cesco, Coordenador Pedagógico da UNEI, destacou a importância da parceria entre escola e unidade socioeducativa para a ressocialização e perspectivas de futuro dos estudantes.

Ao final, os estudantes puderam observar não só suas próprias produções, mas também trabalhos de estudantes da Penitenciária Estadual de Dourados, animais taxidermizados fornecidos pela Polícia Militar Ambiental e também a Exposição Cultura Oceânica, realizada pela UEMS e UFGD.

Relatos dos estudantes ressaltaram a experiência positiva, como o de G.F.S. e J.F.S. da UNEI Masculina, que destacou a importância das palestras, do apoio recebido e da oportunidade de demonstrar talentos artísticos.

“Achei importante mostrarem nossos trabalhos, as nossas habilidades. Mostrar que, apesar de estarmos presos, também somos iguais aos outros e também temos que ter oportunidade de estudar”, pontua G.F.S. “Fiquei muito feliz em ver meu trabalho exposto na parede, e participar dessa feira”, menciona J.F.S.

Essa colaboração, iniciada em 2017, tem sido fundamental para proporcionar educação e oportunidades aos jovens privados de liberdade, oferecendo perspectivas de um futuro mais promissor, por intermédio da educação.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo CEEJA