Centro Estadual de Educação Profissional e empresa selecionam alunos para Programa de Aprendizagem

Piaui

06.03.2023

Os alunos do Curso Técnico em Informática do Centro Estadual de Educação Profissional José Pacífico de Moura Neto (CEEP) José Pacífico de Moura, localizado na zona sudeste de Teresina, participaram nesta sexta-feira (03), da primeira etapa da seleção do Programa de Aprendizagem, executado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Unidade de Educação Técnica e Profissional (Uetep-Seduc). Nessa primeira etapa, a aluna com deficiência auditiva, Ana Beatriz,  já foi selecionada para participar pela empresa.

O professor Adilson Elizeu Ferreira Santos, articulador da eletiva Mundo do Trabalho com Escola, relata que  o  programa visa a inserção do jovem no Mundo do Trabalho, assegurando registro na Carteira de Trabalho e na Previdência Social de até dois anos, e prevê a execução de atividades teóricas e práticas com a orientação pedagógica das escolas cadastradas, juntamente com as práticas coordenadas pela instituição parceira.

“A empresa R. Carvalho é uma das parceiras da Seduc, e levou seus técnicos ao CEEP José Pacífico, para realizar o processo seletivo por meio de entrevista individual de 31 alunos do Curso de Informática. As próximas etapas que ocorrerão nas semanas seguintes são de divulgação dos aprovados, exames médicos, aberturas de contas e assinatura de processos documentais para formalização de contratos e início do curso na primeira semana de abril”, destaca o professor.

Atualmente, a Seduc já conta com  oito empresas parceiras e o R. Carvalho está começando esse ano com esse processo de seleção. O  José Pacífico  já conta com 18 alunos participantes do programa e tem perspectiva de dobrar esse número para o ano de 2023. 

O CEEP José Pacifico de Moura Neto é um dos  pioneiros no Programa de Aprendizagem no Estado do Piauí, estando habilitado no programa  desde de 2020. A escola atende um público de 1.200 alunos, nos turnos manhã, tarde e noite, com Ensino Médio Integrado e EJA (Educação de Jovens e Adultos) Técnico. São  cursos técnicos de Informática, Manutenção Automotiva, Enfermagem, Análises Clínicas, Edificações, Segurança do Trabalho, Metrologia e Moda.

Para a estudante, Ana Beatryz Cunha Aragão, essa seleção foi de suma importância. “Hoje, ao participar do seletivo para o estágio parceria empresa-escola, percebi o quanto é importante para o desenvolvimento do aluno essa oportunidade de estágio. Oportunidade que temos para desenvolver as habilidades adquiridas nas aulas teóricas. Tendo a experiência de estagiar, além de proporcionar experiência, também seremos contemplados ao ser inseridos no mercado de trabalho”, afirma a estudante.

Para o estudante Pedro Abel a oportunidade foi muito boa, e considera muito importante o contato do estudante  com a empresa. “Se eu for aceito, vou tentar passar tudo que aprendi aqui na escola e dar o meu melhor para a empresa”, frisa.

A aluna Gabriela, do 3º ano de Técnico de Informática, diz que as perguntas foram muito interessantes e nunca havia participado de uma seleção e para ela a experiência foi única.