Centro de educação profissional realiza seminário sobre tecnologia e ensino

Rio Grande do Norte

22.05.2019

Proporcionar experiências onde o aluno possa debater o conhecimento que adquire em sala de aula. Esse é o objetivo do 1º DayTech – Seminário de Tecnologia do Centro Estadual de Educação Profissional Professora Lourdinha Guerra (CEEP), localizado em Parnamirim, que reúne 480 alunos do ensino médio em palestras, debates e minicursos voltados para o campo profissional da área de tecnologia. 

O seminário busca ampliar as competências dos estudantes, a partir da interação com outras áreas, e com a experiência de profissionais de outras instituições, oportunizar uma maior visão dos desafios tecnológicos, sociais e ambientais, além de nortear sobre as responsabilidades profissionais e contribuir para a adoção de ações colaborativas, como forma de inovação, desenvolvimento e construção do conhecimento. “É uma oportunidade de alinharmos o que discutimos entre nós, estudantes, com pessoas que atuam na área e, por meio das atividades do seminário, consolidar muitos dos conceitos que já conhecemos”, explicou Vitória Ellen, aluna da 2ª série do ensino médio.

A abertura do seminário aconteceu no auditório do CEEP e contou com expressiva participação de alunos, professores, parceiros da unidade de ensino e gestores. A secretária adjunta de Educação do RN, Márcia Gurgel, foi uma das oradoras na mesa de abertura do evento. “Momentos como esse demostram a valorização do conhecimento que é produzido por vocês, alunos. A gestão da Secretaria de Educação do RN encara o ensino profissional como uma das prioridades do nosso trabalho. Com isso, estamos sempre em diálogo com as instituições de ensino superior, trocando ideias e experiências, que contribuam com o dia a dia das escolas”, frisou a secretária adjunta. 

No período da tarde, 13 minicursos serão realizados nas dependências do centro e discutirão diversos assuntos ligados à área, como robótica, jogos e aplicativos, projetos científicos, empreendedorismo 4.0, entre outros. “O planejamento dessa ação levou mais de um ano e envolveu todos os professores, tendo como pano de fundo as tecnologias digitais de informação e comunicação”, declarou Sandra Pimentel, diretora do CEEP Lourdinha Guerra. 

Ação Social

Cada estudante inscrito no seminário entregou 2kg de alimentos não perecíveis para serem doados às instituições de caridade. “É um compromisso que nós da escola trabalhamos com os estudantes e a ideia foi bem recebida por todos”, disse a gestora Sandra.