Centro de Línguas de São Paulo contribui para a conquista do 1º emprego de aluno da rede

CEL

18.12.2015

Estabelecer objetivos para criar oportunidades é algo que todos desejam para realizar algum sonho. No caso do ex-aluno Bruno Souza Ribeiro, da E.E.Rui Bloem, zona sul da capital paulista, as oportunidades surgiram sem ele projetar. “Eu nunca imaginei que tantas coisas boas, em um período curto de tempo, pudessem acontecer”, comenta.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e noFacebook

“O Centro de Línguas ofereceu as melhores oportunidades da minha vida”, completa. Durante três anos, o jovem de 19 anos estudou espanhol, no Centro de Línguas da unidade escolar. Ao término do curso, iniciou um processo seletivo numa empresa de companhia aérea. “Eu concorri com pessoas que fizeram aulas em escolas particulares e com experiência. E eu tive a oportunidade de passar e conquistar o meu primeiro emprego”, comemora Bruno. 

Segundo o aluno, a partir disso, as oportunidades foram surgindo. Durante os estudos, Bruno viajou à Argentina para aprimorar a língua espanhola, por meio de um curso gratuito, oferecido pelo Governo do Estado de São Paulo.

“Eu sempre desejei ingressar em um curso de língua estrangeira, só que eu não tinha condições financeiras. Sendo assim, fui levando apenas o Ensino Fundamental e o Médio. Quando eu descobri a oportunidade de realizar o curso no Centro de Línguas de forma gratuita, eu não pensei duas vezes, porque oportunidades assim não podemos perder”, explica Bruno.

A diretora da unidade, Neide Magro, destaca a importância de ter mais de um idioma. “Um idioma é muito importante, porque através de uma segunda língua você pode ampliar o seu horizonte tanto cultural como curricular, favorece até a conquista de um emprego”, explica.

“O Centro de Línguas do Rui Bloem está ativo há 25 anos. Ele funciona desde 1989. Nós já recebemos mais de 20 mil alunos. Este ano de 2015 estamos com cerca de 600 alunos, matriculados em cinco idiomas. Aqui no Rui Bloem eles podem fazer inglês, espanhol, francês, alemão ou japonês”, completa.

Centros de Línguas

Os alunos matriculados em escolas da rede estadual podem aprender gratuitamente um novo idioma, em turno diferente ao das aulas regulares, em um dos 221 Centros de Línguas da rede estadual. 

Podem se inscrever nos cursos de inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, japonês e mandarim, que são oferecidos conforme a demanda de cada região, alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Além do estudo da língua estrangeira, os estudantes ampliam sua formação cultural, explorando nas aulas os costumes de outros países. A oferta dos cursos atende uma necessidade do mercado de trabalho, aumentando as chances de inserção profissional para os alunos.