Centro Estadual de Idiomas tem aula inaugural em Arapiraca

Alagoas

10.07.2023

Bruno Soriano / Ascom Seduc
 

A noite de quinta-feira (06) foi mais que especial para 20 jovens que sonham com a oportunidade de fazer um intercâmbio no exterior. É que o Centro de Línguas Profª Jacinta Gomes, localizado na Escola Estadual Pedro Reis, em Arapiraca, foi palco da aula inaugural do curso de Língua Inglesa que vai formar estudantes do ensino médio e egressos da rede estadual de ensino, preparando-os, inclusive, para o mercado de trabalho.

 

São 875 vagas distribuídas em 12 polos espalhados por todo o estado, com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) ofertando os cursos, nas modalidades presencial e à distância, de Inglês, Espanhol, Português, Francês e Língua Brasileira de Sinais (Libras). Conforme o edital, as aulas vão acontecer uma vez por semana, e cada curso terá o total de 300 horas.

 

 

Os centros estaduais de línguas integram o programa Daqui pro Mundo. Com ele, o Governo de Alagoas vai ofertar bolsas de intercâmbio e permitir que estudantes de toda a rede estadual façam cursos de idiomas ou profissionalizantes. Inclusive, o aluno contemplado também poderá fazer um curso equivalente ao ensino médio no país para o qual viajar.

 

Poderão se candidatar estudantes regularmente matriculados no ensino médio das escolas estaduais, com idade mínima de 14 anos até a data da viagem e frequência escolar mínima de 75%. O candidato também precisará ter a autorização de seu responsável legal e se submeter ao processo regular de concessão de vistos para o país de destino.

 

 

Eder Farias é professor de Língua Inglesa da rede estadual há 17 anos e, durante a aula inaugural do curso em Arapiraca, destacou o alcance da iniciativa.

 

“Nunca tinha visto uma iniciativa dessa grandeza, e partindo do poder público, o que é mais surpreendente. Esta não é só mais uma turma. Essas pessoas terão a condição de fazer um curso ao qual pouca gente tem acesso. É uma conquista que vai além da língua. Tenho certeza de que, ao conhecerem uma nova cultura, nossos estudantes irão se sentir estimulados a compartilhar experiências para transformar verdadeiramente a vida de outras pessoas”, avaliou o professor.

Uma das alunas contempladas é Tamires Silva, que concluiu o ensino médio na Escola Estadual Senador Rui Palmeira e, hoje, cursa administração na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Servidora pública, Tamires afirma já sonhar com o intercâmbio. “É sabido por todos que dominar uma segunda língua é muito importante para qualquer carreira profissional, e é isso que estou buscando. Será muito engrandecedor, sem dúvida”, adiantou a estudante.

 

Para o gerente especial de educação, Afonso Alcântara, a Educação de Alagoas dá mais um salto de qualidade com o Daqui pro Mundo.

 

“Nosso estado sempre foi lembrado negativamente. Mas ações como o Escola 10, programa que abarca outras iniciativas de sucesso do governo estadual, como o Vem Que Dá Tempo e o Professor Mentor, vieram para mudar esse cenário. Agora, com o Daqui pro Mundo, vamos aprimorar a formação dos nossos estudantes, preparando-os cada vez mais e melhor para o mercado de trabalho”, afirmou.

 

Ainda na quinta-feira, a Escola Estadual Claudizete Lima Eleutério, localizada no município de Rio Largo, também foi palco de aula inaugural do Centro de Idiomas Profº Djalma Eudes da Silva, onde 40 estudantes terão aulas de inglês e espanhol.

 

Distribuição dos cursos

 

As vagas nos 13 centros de línguas estão distribuídas em 12 polos. Confira a relação:

 

- Maceió: Instituto de Línguas do Cepa, localizado na Escola Estadual Maria José Loureiro, e Centro Estadual de Línguas Maria José de Araújo Costa, localizado na Escola Estadual Tavares Bastos;

 

- Arapiraca: Centro Professora Jacinta de Fátima, localizado na Escola Estadual Pedro Reis;

 

- Palmeira dos Índios: Centro Profª Mércia Ribeiro, localizado na Escola Estadual Humberto Mendes;

 

- São Miguel dos Campos: Centro Professora Edleuza Oliveira, localizado na Escola Estadual Edleuza Oliveira;

 

- Viçosa: Centro Professor Roney Cavalcante, localizado na Escola Estadual Monsenhor Machado;

 

- Santana do Ipanema: Centro Espedita Pereira Tavares, localizado na Escola Estadual Padre Francisco Correia;

 

- São José da Tapera: Centro Monsenhor Rosevaldo Caldeira de Souza, localizado na Escola Estadual Lucilo José Ribeiro;

 

- Penedo: Centro Tânia Maria Melo Alves, localizado na Escola Estadual Ernani Méro;

 

- Delmiro Gouveia: Centro Monsenhor Luiz Augusto Azevedo de Menezes, que fica na Escola Estadual Luiz Augusto Azevedo de Menezes;

 

- Rio Largo: Centro Djalma Eudes da Silva, localizado na Escola Estadual Claudizete Lima Eleutério;

 

- União dos Palmares: Centro Professora Genilda dos Santos, localizado na Escola Estadual Paulo de Castro Sarmento;

 

- Porto Calvo: Centro de Línguas Profº Guedes de Miranda, localizado na Escola Estadual de mesmo nome.