Centro Guido Viaro encerra Mês da Consciência Negra com arte, educação e resistência

Paraná

04.12.2023

Neste mês de novembro, em que se comemora a cultura afro e afro-brasileira e que tem como data principal o dia 20, Dia da Consciência Negra, em referência à morte de Zumbi dos Palmares,  o Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro (CECA), instituição da rede pública estadual de ensino, mantém a tradição de celebrar o mês com o evento pedagógico-cultural permanente chamado “Te Encontro no Guido”  – Arte, Educação e Resistência.

Entre os dias 07 e 10 de novembro, realizou-se a 9ª Semana de Arte e Educação Étinico-Racial – Arte, Educação e Resistência, na qual foram incluídas formação, exposições, apresentações e diálogos sobre a história e a cultura africana e afro-brasileira e história e cultura indígena.

A programação desta semana de formação cultural e pedagógica do CECA Guido Viaro, teve, no último dia  um espaço de fala com as autoras da exposição “Desdobramento: Relato de Egressas” e a apresentação musical do “Projeto Tamborerê, A voz dos Tambores: Ritmos da Cultura Popular Brasileira” com a direção musical do Professor Nelson Sebastião.

Esta apresentação contou com registros dos ensaios do projeto em vídeo realizado por Rodrigo Payeras, texto de abertura feitos por Claudia Maria e participações de Chica (Eliane Cristina), Melina Mulazari (voz) e Ariel Alves (piano).

 

 O Dia e o mês da Consciência Negra também servem como reflexão sobre os quase 350 anos de escravidão e do tráfico das populações negras da África para o Brasil.

 

Ações da Seed contra o racismo nas escolas -  A Seed, por meio do Departamento de Educação Inclusiva/Coordenação de Diversidade e Direitos Humanos, possui diversas ações que  acontecem durante todo o ano letivo, e formações pautadas no trabalho pedagógico no combate ao racismo no ambiente escolar, que se refletem no dia a dia das escolas e, consequentemente, nas relações estudantis. 

 

 As equipes multidisciplinares para a Educação das Relações Étnico-raciais (EMERER), atuam em situações de racismo dentro das  escolas, com ações pedagógicas na perspectiva de uma educação antirracista. 23 mil servidores, entre professores, pedagogos, agentes educacionais, estudantes e comunidade escolar passaram pela formação em 2023.

 

 Além disso, a Secretaria atua para  garantir o direito a pretos e pardos o acesso ao trabalho, por meio das cotas raciais, conforme os editais de concursos ou Processos Seletivos Simplificados (PSS) da rede estadual.

 

 A Seed integra o Grupo de Trabalho de Combate ao Racismo, criado por decreto para analisar, debater e elaborar  estudos e alternativas de combate ao racismo no estado. 

 

 Para 2024, está prevista a aquisição de livros paradidáticos na temática da educação das relações étnico-raciais e no ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, para utilização em todas as escolas da rede.